A farinha é destaque na mesa dos paraenses – Crédito: Reprodução

A produção de mandioca paraense terá um aumento de 3,7 milhões para 4 milhões de toneladas em relação a 2018, foi o que revelou a mais nova atualização da previsão de Safra de 2019 do IBGE, divulgada nesta quinta-feira (11).

O Pará é líder nacional na produção de mandioca, e segundo outra pesquisa agrícola do IBGE (Pesquisa Agrícola Municipal  2017) os municípios com maior produção desse produto são Acará (356 mil toneladas), Santarém (217 mil toneladas) e Oriximiná (192 mil toneladas).

Tradicional alimento da mesa paraense, a mandioca, bastante consumida através de seu beneficiamento, resultando em produtos como a farinha, a tapioca, a goma e o seu sumo prensado e fervido, chamado de tucupi, tem na sua produção agrícola familiar fonte de renda de grande áreas rurais do Estado.

Soja paraense tem leve alta, porém cana-de-açúcar fica estável

A produção paraense de soja teve leve aumento de produção segundo a previsão agrícola do IBGE, de 1,6 milhões para 1,7 milhões de toneladas em relação ao ano passado. No ranking dos estados produtores de soja, o Pará ocupa a 13ª posição.

A produção de soja nacional se concentra nas regiões sul e sudeste, sendo os maiores produtores: Mato Grosso (32 milhões de toneladas), Rio Grande do sul (18 milhões de toneladas), Paraná (16 milhões de toneladas), Goiás (10 milhões de toneladas). 

Já a cana-de-açúcar registrou leve queda de produção, de 927 mil toneladas para 918 mil toneladas em relação ao ano passado, posicionando o Pará na 18ª colocação no ranking nacional desse produto. Os maiores produtores paraenses desse  prosuto são Ulianópolis com 840 mil toneladas e Abaetetuba com 7,5 mil toneladas.

Com informações, IBGE/PA

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *