No Dia C da Ciência, a UFPA vai ao shopping, ao museu, a escolas e abre as suas portas

O próximo dia 25 de outubro marcará um momento importante para a ciência brasileira. No clima da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), que ocorrerá no período de 23 a 29 de outubro de 2017, instituições de ensino e pesquisa de todo o país promoverão o Dia C da Ciência. A ideia é que, a partir deste ano, as quartas-feiras das edições da SNCT sejam configuradas como Dia C.

A Universidade Federal do Pará (UFPA) integra o conjunto de instituições comprometidas com essa mobilização nacional. Na programação estão atividades de comunicação da ciência com foco em congregar diferentes setores sociais em defesa da área de Ciência, Tecnologia e Inovação. Estas serão realizadas por diferentes projetos da UFPA, em parceria com outras universidades e centros de pesquisa do estado e do país.

Um dos destaques da programação é a Exposição “A Matemática está em tudo”, que tem o mesmo tema da SNCT 2017. A exposição será realizada no Shopping Bosque Grão Pará, em Belém-PA, com abertura no dia 23 de outubro, às 18h, seguindo até o dia 29 de outubro, com entrada gratuita. A ação é fruto da parceria com a Universidade do Estado do Pará (UEPA) e o Instituto Federal do Pará (IFPA). Da UFPA, estarão em exibição objetos matemáticos produzidos no âmbito do projeto “Artemática: explorando o potencial artístico da Matemática”, coordenado pela Profa. Cristina Vaz, do Programa de Pós-Graduação Criatividade e Inovação em Metodologias do Ensino Superior (PPGCIMES) da UFPA.

Aprovado na Chamada do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) e do Conselho de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) para a proposição de atividades para a SNCT 2017, o projeto também realizará oficinas, exposições e a Trilha “Simetria no Museu Goeldi”, no Parque Zoobotânico do Museu Paraense Emílio Goeldi. A partir do uso da fotografia e de um perfil no Instagram (@simetrianomuseugoeldi – disponibilizado a partir do dia 23 de outubro), os participantes da trilha vão identificar e registrar em imagens elementos da fauna e da flora do parque que tenham simetria. No dia 25, a trilha terá a participação de alunos da Escola de Aplicação da UFPA, além de ser aberta ao público em geral. A ideia é mostrar como a Matemática está presente em diferentes situações cotidianas e o quanto pode inspirar e ser inspirada pela Arte.

 

Por que a ciência brasileira precisa de um Dia C?

Cerca de 90% do conhecimento científico produzido no país é desenvolvido com financiamento público, pelas instituições públicas de ensino e pesquisa (Universidades, Centros de Pesquisa, Institutos, Museus, entre outros). Mas nem sempre os impactos reais da produção científica nacional sobre o nosso dia a dia ficam evidente para alguns setores estratégicos e para a população em geral.

O Dia C da Ciência nasce nessa perspectiva, proposto pelo Colégio de Pró-Reitores de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação das Instituições Federais de Ensino e pelo Fórum de Pró-Reitores de Pesquisa e Pós-Graduação (FOPROP) como uma iniciativa frente ao cenário político e econômico atual no qual os recursos voltados à C&T no país têm sido reduzidos.

A ideia é mobilizar as instituições para a defesa da manutenção do financiamento público da Ciência, Tecnologia e Inovação no país e sobretudo, para evidenciar para a população em geral a contribuição da ciência para os diferentes setores da vida social.

Como uma ação social e política das instituições, esse dia ressalta que o C da Ciência também significa Compromisso com a construção de uma sociedade mais justa, democrática, equilibrada e promotora de condições e oportunidades; Comunicação para a promoção do diálogo e do debate público; e Cidadania como fruto desse investimento.

Baixe aqui a programação completa

 

Você pode gostar de ver

Assalto a ônibus em Abaetetuba é impedido por policiais de folga

Dois policiais impediram uma tentativa de assalto dentro de um ônibus que…

Eleições 2012 – Prazo para registro de candidatos encerra amanhã | Portal Tailândia

Registro das candidaturas encerra às 19h desta quinta-feira (5) Tailândia – O…

Aspectos socioeconômicos do Baixo Tocantins (PA)

Conheça nossa região. Saiba quais os aspectos sociais, econômicos, fundiário e estrutural…

Ex-prefeito é preso por improbidade administrativa

Benjamim Ribeiro Neto (PT) é acusado pelo Ministério Público de não prestar contas ao TCM entre os anos de 2009 e 2012