Polícia Civil deflagra “operação Invernada” para combater extração ilegal de madeira na zona rural de Moju
A extração ilegal de madeira ocorria em uma área de reserva de mata de Preservação Permanente – foto: Polícia Civil

A Polícia Civil do Pará deflagrou, na quarta-feira (10), a “operação Invernada” para combater a extração ilegal de madeira na região na Rodovia PA 150, Km 33, área da Fazenda Amanda, de propriedade da empresa Biopalma, zona rural de Moju, nordeste paraense. No local, policiais civis da Divisão Especializada em Meio-Ambiente (DEMA) detiveram dez pessoas e apreenderam com elas toras e estacas de madeira, uma motosserra e dois veículos usados no crime ambiental na região.

Sob coordenação do delegado Ivanildo Santos, a operação policial mobilizou a equipe formada pelo escrivão Walber, investigador Monteiro e motorista de Polícia Civil, Antonio Bonfim, para apurar o crime ambiental que vinha sendo praticado na região.

Conforme o delegado, a extração ilegal de madeira ocorria em uma área de reserva de mata de Preservação Permanente. “Foram encontrados pontos de extração ilegal de madeira. Foram apreendidos um veículo tipo carreta que estava sendo carregada com aproximadamente 110 estacas e 80 mourões de acapu”, explica Ivanildo.

Os policiais civis apreenderam ainda um veículo tipo caminhão “truck” carregado com dez toras de madeira, uma motosserra e outras ferramentas utilizadas na extração ilegal de madeira. Dez pessoas que estavam realizando a extração ilegal foram conduzidas para a Delegacia de Polícia Civil de Moju para serem ouvidos em depoimento. Foi instaurado procedimento administrativo policial para apurar os crimes ambientais cometidos na região.

Você pode gostar de ver

Etapa de cravação de estacas da ponte Rio Moju é finalizada

A obra envolve cerca de 200 profissionais, entre engenheiros, projetistas, operários, que se revezam em turnos diurnos e noturnos.

Homem se fere na cabeça com motosserra em Moju, estado de saúde é grave

Um mototáxi identificado como Elian, ficou gravemente ferido nesta quarta-feira (09), após…

PA-252 está interditada para passagem de caminhões e carretas

Após os cinco dias, os serviços serão avaliados para liberação geral da rodovia estadual.