Início Pará Moju Moju ganha Companhia Independente de Polícia Militar no dia que completa 161 anos de fundação

Moju ganha Companhia Independente de Polícia Militar no dia que completa 161 anos de fundação

6 Leitura min
0
0
1

O município de Moju passa a ter uma Companhia Independente de Polícia Militar a partir desta segunda-feira, 28, data em que a cidade comemora 161 anos de fundação. Localizada na rua Lauro Sodré, 172, no bairro Centro, a Companhia é resultado de uma parceria entre o governo do Estado e a prefeitura municipal. A inauguração, marcada para acontecer às 11h, vai contar com a presença do Comandante da Polícia Militar, Coronel Hilton Benigno.

O comandante do 31º Batalhão da Polícia Militar de Abaetetuba, tenente coronel Galdino Ribeiro, explicou que a Polícia Militar (PM) em Moju esta ligada ao Batalhão de Abaetetuba, que também é responsável pelos municípios de Igarapé Miri e Acará. Com a criação da Companhia Independente, a cidade de Moju passa a ter mais autonomia e  reforço no policiamento. “Moju cresceu e se desenvolveu economicamente  nos últimos anos, por isso se faz necessário ampliar o trabalho da PM na cidade. Uma das vantagens em ter uma companhia independente é a possibilidade de aumento no efetivo”, contou o tenente coronel Galdino.

O prefeito de Moju, Deodoro Rocha, conhecido como Ié-Ié, destacou que a gestão municipal tem buscado trabalhar em conjunto com o governo Estadual. “A gente só tem a agradecer a parceria e os investimentos do Governo do Pará em nosso município. A Companhia Independente de Polícia Militar é mais uma ação resultante dessa conversa direta com o Estado”, afirmou o prefeito, ao lembrar  de investimentos em desenvolvimento social como o Cheque Moradia e o Cred Cidadão.  “Hoje vemos a mudança na qualidade de vida das pessoas que receberam esses benefícios”, reiterou.

Municípios Sustentáveis –  Moju é um dos 117 municípios que manifestaram interesse ao Programa Municípios Sustentáveis onde buscam promover ações planejadas e combinadas com o Estado para o desenvolvimento municipal.

No último sábado, 26, a secretária Extraordinária de Estado dos Municípios Sustentáveis, Izabela Jatene, esteve na cidade onde visitou a sede da 8ª Companhia Independente de Policia Militar e as obras do Mercado Municipal que está sendo construído pelo Governo do Estado em parceria com o município. Na ocasião, a titular da Semsu também visitou a Escola Estadual Ernestina Pereira Maia que está na lista de demandas de reformas.

“Vamos identificar qual a melhor forma de fazer essa obra. O investimento na melhora da qualidade da infraestrutura das escolas é uma prioridade do governo”, afirmou a secretária de Municípios Sustentáveis, Izabela Jatene, que falou da importância dos gestores buscarem a saúde fiscal dos municípios.

“O desenvolvimento e o fortalecimento municipal só vai ocorrer se tiver um apoio a gestão e um ajuste fiscal muito claro dentro dos municípios, como aconteceu no governo do Estado, onde o governador Simão Jatene conseguiu um padrão sólido na gestão que possibilitou a realização de obras, mesmo em tempos de crise como estamos vivendo”, finalizou.

O fortalecimento municipal, gestão e ajuste fiscal são os temas da segunda reunião do Fórum Permanente de Prefeitas e Prefeitos dos Municípios Sustentáveis que vai acontecer nos dias 30 e 31 de agosto, no Hangar Convenções e Feiras da Amazônia. Os temas foram identificados pela Semsu a partir de conversas com os gestores, no trabalho de rotina da secretaria que atua no estreitamento da relação entre o Estado e municípios, propondo uma agenda integrada entre os entes federativos.

Carregar mais artigos relacionados
Carregar mais por Josenaldo Jr.
Carregar mais em Moju

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *