Justiça afasta prefeito de Jacundá por 180 dias, vice assume cargo

A desembargadora do Tribunal de Justiça do Estado do Pará, Rosileide Maria da Costa Cunha em decisão monocrática, expedida no fim da tarde de segunda-feira (6), afastou do cargo o prefeito da cidade de Jacundá, sudoeste paraense, José Martins de Melo Filho, por 180 dias.

A decisão, visa à apuração de condutas passíveis de enquadramento entre as infrações político-administrativas constantes do art. 4º, do DL 201/67, sem prejuízo de eventual reanálise pelo Judiciário dos atos praticados pela Comissão Processante no decorrer da instrução processual perante o Legislativo.

A decisão expedida pela desembargadora, deverá ser cumprida pelo prefeito José Martins de Melo Filho, no prazo máximo de 24 horas, contados a partir de sua intimação. Caso seja descumprida a decisão, será aplicada uma multa diária no valor de R$ 10 mil reais, limitada até R$ 100 mil reais.

Após o recebimento da intimação o vice-prefeito Ismael Barbosa, assumirá o cargo.

Portal da Transparência
Em relação à Lei no 12.527/2011, que exige o funcionamento do Portal da Transparência em todos os Municípios, Estados, bem como em seus respectivos órgãos, fundações e autarquias, a desembargadora constatou que na data de (06/11/2017), “no site oficial do Município de Jacundá (http://www.jacunda.pa.gov.br), embora haja ícone que remeta ao Portal da Transparência, o qual abre outra janela virtual (http://transparencia.jacunda.pa.gov.br), observando pormenorizadamente [detalhadamente] o referido Portal, constato que no menu do site, aba ‘Prestação de Contas’, não há qualquer informação acerca de gastos do Município, não há balanços, não há qualquer relatório.”

Defesa
A equipe de reportagem do Carajás Tudo de Bom entrou em contato com o advogado Maurilio Ferreira Dos Santos, que representa o gestor municipal, ele declarou que o prefeito José Martins “irá recorrer da decisão da desembargadora”. Porém, até o momento da publicação desta reportagem, ele ainda não tinha sido notificado.

Assine o Portal

Receba as últimas notícias de Tailândia e região.

Você pode gostar de ver

Passageiros levam susto após ônibus quebrar em Belém

O que era para ser um início de uma segunda-feira agradável acabou…

Polícia Civil autua por homicídio doloso comandante de barco em Cachoeira do Arari

Segundo delegado, não há desaparecidos do acidente ocorrido na madrugada, onde 12…

Bancários do Pará – oitavo dia de greve

Pensionistas do INSS serão atendidos normalmente. Greve só acaba após reivindicações serem atendidas, dizem bancários.

Educação – Sintepp rejeita acordo do MP e encara Tribunal | Portal Tailândia

Salário – Sintepp – Professores – Tribunal | Portal Tailândia   Dez…