Imagens de câmeras na ponte do rio Moju são disponibilizadas online pelo Governo do Pará
(Foto: Denilson D’Almeida)

O Centro Integrado de Operações (Ciop), órgão ligado à Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (Segup), que tem a finalidade de atender ocorrências de urgência e emergência em segurança pública, instalou novos equipamentos de videomonitoramento, dessa vez são seis câmeras nas proximidades da ponte do Rio Moju, para proporcionar um monitoramento real do movimento da população nas vias próximas do embarque e desembarque de balsas na Alça Viária.

Veja aqui vídeo em tempo real do local

As câmeras são do tipo PTZ Speed Dome, e possuem um giro de 360 graus, permitindo a visualização de um espaço de até um quilômetro. As câmeras estão instaladas em postes a seis metros de altura, tanto do lado Acará – Moju, quanto do lado Moju Acará. Todas as imagens são direcionadas para o servidor do Ciop, que desenvolveu a tecnologia para disponibilizar imagens online. Qualquer pessoa pode acompanhar as imagens reais, por 24 horas, diretamente do portal do Governo do Pará e da Agência Pará.

Para a diretora interina do Ciop, tenente-coronel PM Francimar Pinheiro, esse serviço é de grande valia para o Estado e para toda a população. “O Governo do Pará está realizando algo inédito ao disponibilizar imagens reais para todos nós para acompanharmos ao vivo o trânsito e as obras na Ponte de Moju. Portanto, o serviço da Segup, via Ciop, com o governo do Estado está sendo feito com bastante responsabilidade, proporcionando um serviço relevante para a sociedade paraense, que agora pode receber imagens online virtualmente”, frisa a gestora.