O HGI, no nordeste paraense, oferece assistência de baixa e média complexidade aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) (foto: Ascom HGI)

Inaugurado no dia 28 de setembro deste ano, o Hospital Geral de Ipixuna (HGI), está em pleno funcionamento. Seus usuários podem dispor de consultas ambulatoriais em cardiologia, infectologia clínica médica e cirúrgica, além de agendamento de exames complementares, cirurgias eletivas, internações e o pronto-atendimento 24h, que gerou o significativo índice de 99% de satisfação do usuário.

O HGI, no nordeste paraense, oferece assistência de baixa e média complexidade aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) de 23 municípios da região do Capim, o equivalente a uma população estimada de 800 mil habitantes.

É importante ressaltar que, por se tratar de um hospital referenciado, o HGI atende apenas pacientes regulados, ou seja, encaminhados ao município através do sistema de regulação do Estado. Com apenas 47 dias de funcionamento a equipe multiprofissional do HGI garantiu o 196 atendimentos ambulatoriais, uma internação, uma cirurgia e 10 atendimentos no setor de pronto Atendimento que funciona 24h ininterruptas.

Com 47 dias de funcionamento a equipe multiprofissional do HGI garantiu dezenas de atendimentos . (foto: Ascom HGI)

Um dos usuários do hospital, o vendedor ambulante Pedro Carvalho da Costa, 69 anos,  sofre de osteomielite (doença infecciosa grave, aguda ou crônica). Os problemas começaram ainda na adolescência, quando sofreu um acidente de bicicleta e bateu o joelho esquerdo em uma pedra, aos 13 anos de idade. Ao longo de todos esses anos, ele passou por três cirurgias, implantou uma prótese, mas o problema sempre retorna e, nos últimos dois anos, se agravou. Muitas dores e uma infecção o levaram até o HGI.

Seu Pedro foi surpreendido com a notícia de que seria atendido no HGI, e disse que só esperava uma consulta para o ano que vem, e em Belém.“Eu tava no meu trabalho, eu vendo balinha, e aí minha esposa me disse que tinham ligado avisando que a consulta seria naquele dia, e aqui em Ipixuna. Eu nem acreditei. Eu até chorei de tão alegre. Isso pra mim foi uma coisa muito boa. Eu fui muito bem atendido, contei minha história pra doutora, chorei ela chorou também”.

Seu Pedro aguarda o atendimento com o ortopedista, e deve passar por uma nova cirurgia no joelho.

diretor executivo do HGI, Júlio Garcia (foto: Ascom HGI)

“Nós reforçamos aos usuários, que aquilo que eles já faziam antes, indo até a sua unidade de saúde, que eles continuem fazendo. É lá que ele receberá o primeiro atendimento, e, havendo necessidade de um aporte técnico mais específico, ele será encaminhado para o HGI, ou até mesmo outra unidade dentro do Estado”, destaca, o diretor executivo do hospital, Júlio Garcia.

A funcionalidade da unidade hospitalar é 100% pactuado com o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Saúde (Sespa).

Serviço: O Hospital Geral de Ipixuna (HGI) fica localizado na Rua Principal, s/n, bairro Centro, em Ipixuna do Pará. Mais informações pelos telefones (91) 3811-2631.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *