Foto: Ascom

O Hospital Geral de Ipixuna do Pará (HGI), no nordeste paraense, conquistou o selo Green Kitchen, que reconhece, nacionalmente, o constante aprimoramento do padrão de qualidade na produção da alimentação saudável oferecida aos usuários, acompanhantes e colaboradores, priorizando a ambientação natural e a sustentabilidade.

A certificação, concedida pelo programa da Fundação para a Pesquisa em Arquitetura e Ambiente (FUPAM), ratifica as boas práticas na gestão da cozinha da unidade hospitalar, que não usa temperos industrializados.

De acordo com a nutricionista Gisele Madureira, responsável pelo Serviço de Nutrição e Dietética (SND) do HGI, possuir o selo significa que a unidade hospitalar está cumprindo práticas importantes para oferecer cada vez mais uma alimentação adequada e de qualidade.

Foto: Ascom

“O SND oferece diariamente um cardápio diferenciado e bastante nutritivo para seus usuários, acompanhantes e colaboradores, com o foco em alimentação saudável, sustentabilidade e boas práticas na produção das refeições”, comentou, destacando que a equipe responsável pela preparação dos alimentos na unidade passa por constantes treinamentos e é focada no trabalho de produção de cardápios saudáveis.

Além de alimentação de qualidade, a gestão de nutrição do HGI oferece, ainda, ações de educação em saúde ao desenvolver treinamentos sobre alimentação saudável e sobre o reaproveitamento de alimentos para evitar o desperdício, junto aos acompanhantes e colaboradores.

Gisele Madureira ressalta também os benefícios da horta do HGI que produz hortaliças livres de agrotóxicos, onde são consumidas nas refeições. “Assim, mantemos sempre um cardápio ainda mais nutritivo”, observou ao revelar que, diariamente, são servidas uma média 210 refeições, dividas entre usuários, acompanhantes e colaboradores.

A qualidade da alimentação servida no HGI foi atestada pelo usuário Zacarias Braga da Silva, 66 anos, ao ressaltar que a alimentação tem sido de suma importância para sua recuperação. “É muito saborosa e variada com pratos bastante coloridos. É a primeira vez que vejo pratos tão caprichados em um hospital público”.

Para o diretor executivo do HGI, Cledes Silva, o reconhecimento “Green Kitchen” é de grande importância, pois nos remete à melhoria da qualidade das refeições, bem como impulsiona os benefícios proporcionados ao planeta, ao gerar alimentação saudável aos usuários, acompanhantes e também aos colaboradores.

Foto: Ascom

“Nessas ações, também obtemos pontos de economicidade e maior qualidade dos nossos serviços. Em paralelo, temos nossa horta, que traz benefícios com itens sem qualquer agrotóxico, além de reduzir nosso custo mensal de compra de insumos, além de estarmos iniciando plano de ação para a compostagem. Enfim, melhoria contínua é o foco da nossa equipe do SND. Parabéns!”, enfatizou o gestor.

Serviço – O Hospital Geral de Ipixuna do Pará (HGI), é um órgão do Governo do Estado, que presta assistência de baixa e média complexidade aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), fica localizado na Rua Principal, s/n, bairro Centro, em Ipixuna do Pará. Telefone (91) 3811-2631.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *