Helder inaugura delegacia em de Jacundá
Foto: Marco Santos/Agência Pará

O governador do Estado, Helder Barbalho, entregou no sábado (2), a nova delegacia do município de Jacundá e um posto de identificação no município do sudeste do Pará. O espaço passou por uma reforma completa, que foi realizada com recursos do Fundo de Investimento em Segurança Pública (FISP), com custo total de R$ 987 mil.

A reforma foi necessária diante da situação precária em que se encontrava o antigo prédio da Polícia Civil no município. Além de atender aos mais de 58 mil moradores, o local também serve para atender ocorrências de cidades próximas.

“Poder estar aqui em Jacundá, entregando esta delegacia, que servirá não apenas para um ambiente adequado para quem trabalha, mas também para atender à população, inclusive com o serviço de identificação, mostra que estamos fortalecendo a presença do Estado”, disse o governador.

“Nós sempre dissemos que a estratégia para melhorar a segurança pública é ter de um lado a pacificação, com a presença dos órgãos de segurança, e por outro lado, a presença do Estado, promovendo serviços que promovam a cidadania, a melhoria da qualidade de vida para as pessoas. Só assim, efetivamente, a população terá a polícia em seu favor, sabendo que o Estado está absolutamente preocupado em prestar bons serviços à sociedade”, concluiu Helder Barbalho. 

O prédio onde funciona a delegacia, que hoje foi entregue completamente reformado, é de 1984, construído no então governo do senador Jader Barbalho. Desde então, não havia passado por nenhuma reforma. “Depois que o governador Jader inaugurou essa delegacia, nunca mais teve qualquer melhoria aqui. O prédio estava caindo. Foi preciso chegar o filho do Jader, agora governador Helder, para melhorar isso. Jacundá precisava e estamos muito felizes”, desabafou agradecido Edimar da Silva, pintor, que é morador do município.

ATENDIMENTO

O Delegado Geral do Estado, Alberto Teixeira, destacou a importância desta entrega. “O tempo é de trabalho, então, é com imensa satisfação que estamos hoje aqui para entregar à população de Jacundá, sua nova Delegacia de Polícia Civil e o Posto de Identificação. Com ajuda do governador, estamos demonstrando a vontade de avançar em uma prestação de serviços da melhor qualidade à população”, disse.

Ualame Machado, secretário de Segurança Pública, destacou a importância da reinauguração da delegacia. “Iniciar uma gestão composta por profissionais capacitados e focar muito na estrutura de trabalho para os polícias e órgãos que integram o sistema de segurança, esse é um dos nossos objetivos. A cidade de Jacundá tem uma demanda considerável na região e necessita não só o atendimento das ocorrências policiais, mas também do atendimento ao público, como será agora com a emissão de RG’s”, pontuou.

Para Hemilly Fernandes, de 12 anos, estudante, que teve a primeira carteira de identidade expedida pela delegacia reinaugurada, o momento é de felicidade. “Estou muito feliz, pois agora tenho minha carteira de identidade. Agora posso ir ao cinema e sair com as amigas, pois tenho meu RG”, contou.

SERVIÇO

A partir de agora, a Delegacia poderá oferecer o serviço de emissão de carteiras de Registro Geral (RG) à população. As carteiras de identidade serão expedidas de segunda a quinta-feira, de 8h, às 12h. Serão distribuídas 30 senhas de atendimento por dia. Estima-se que cerca de 500 carteiras de identidade sejam emitidas ao mês.

Com informações DOL

Você pode gostar de ver

Reajuste em remuneração de deputados impacta prefeituras

Subsídios na esfera federal têm efeito cascata e afetarão municípios do Pará

Concursos e seleções ofertam mais de mil vagas no Pará

A prefeitura vai preencher 688 vagas (344 imediatas) para todos os níveis de escolaridade.

Em Sessão na Alepa, Federação de Municípios pede providências sobre alta tarifa da Celpa

Famep entrega ofício pedindo providências sobre a tarifa exorbitante da Rede Celpa em Sessão Especial na Alepa