Foto/Reprodução

O governador do Pará Helder Barbalho (MDB) assinou, nesta quarta-feira, 16, o contrato de concessão da PA-150 e da Alça Viária com a concessionária que ficará responsável pelas vias nos próximos 30 anos. As rodovias PA-150 e Alça Viária foram leiloadas em março deste ano, na Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa).

Com a privatização, a concessionaria fica autorizada a cobrar pedágios para o uso das vias. Mas, segundo o Governo do Pará, também haverá melhoria significativa de infraestrutura das vias, com investimento na ordem de R$ 3,72 bilhões.

O anúncio da assinatura do contrato de concessão foi realizado pelo próprio governador, por meio de suas redes sociais. Segundo Helder, com a concessão, as vias devem proporcionar desenvolvimento econômico da região.“As vias são estratégicas para o desenvolvimento econômico do Pará, interligando o sudeste do Estado ao Porto de Vila do Conde, além de melhorar a qualidade de vida da nossa população”, disse Helder.

Reprodução

Melhorias

Dos mais de 500 quilômetros, 250 receberão novos acostamentos, 66 serão duplicados e mais de 30 quilômetros de terceiras vias nas cidades onde a rodovia passa, vão ser beneficiadas. Além de representar uma economia para o estado em relação à manutenção dessas vias.

Pedágio

Com a privatização, a ponte passará a cobrar pedágios com previsão para se iniciar em 2024.

No edital existe a possibilidade de cobrança de pedágio para o uso da Alça Viária. A previsão é de que taxa comece a ser paga a partir do 13º mês de contrato, ou seja, se inicia em setembro de 2024.

O valor mínimo do pedágio ficou estipulado em R$ 10,10 para usuários de veículos da categoria 1, definidos em automóveis, caminhonetes e furgões, nos trechos de concessão

Por: Roma News

📲 Participe do Canal do Portal Tailândia no WhatsApp
📲 Acompanhe o Portal Tailândia no Facebook, no Instagram e no X.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *