Foto: Semas/Divulgação

Uma força-tarefa de combate ao desmatamento ilegal apreendeu tratores e destruiu acampamentos clandestinos na zona rural do município de Ipixuna do Pará, no nordeste do Estado. A ação foi realizada pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas) em parceria com o Batalhão de Polícia Ambiental (BPA) da Polícia Militar e Delegacia de Meio Ambiente (Dema) da Polícia Civil. A operação começou na semana passada e ainda está em andamento.

O maquinário apreendido estava escondido com folhas e galhos dentro de uma área de difícil acesso da reserva florestal de uma propriedade privada, localizada nas adjacências da PA-256, entre os municípios de Paragominas e Tomé-Açu, de onde madeira era retirada ilegalmente. Os trabalhos fazem parte da operação “Caaporã III” que em Tupi significa “Homem do Mato”. 

Esta é a terceira etapa da fiscalização que, até agora, já percorreu cerca de 300 km. Nas etapas realizadas anteriormente na mesma região, outros dois tratores foram apreendidos.

“Operações como a Caaporã fazem parte da proposta da Semas de intensificar o combate ao desmatamento e a exploração ilegal de madeira de forma contínua. Essa estratégia é importante para inibir a ação continuada de infratores que julgam haver omissão do Estado”, disse a diretora de Fiscalização da Semas, Andréa Coelho.

Fonte: O Liberal.


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *