Lançamento do projeto “Pequenos Cuidados para uma Grande Vida” na escola “Professor Waldemar Ribeiro” – (foto: Ascom do Hospital Jean Bitar)

Foi lançado nesta quinta-feira (23), na Escola de Ensino Fundamental “Professor Waldemar Ribeiro”, em Belém, o projeto “Pequenos Cuidados para uma Grande Vida”, que contempla mais de 80 alunos da rede pública e privada. O objetivo do projeto é o repasse de assuntos relacionados à saúde para a comunidade, onde foram escolhidas duas escolas do entorno do hospital para desenvolver a ação.

A ideia é levar benefícios e informações acerca da educação e saúde à sociedade e contribuir para a reversão do quadro de evolução de crianças com sobrepeso e/ou obesidade.

Obesidade infantil

Em pesquisa divulgada pela Organização Mundial da Saúde (OMS), foi observado que o percentual de crianças e adolescentes obesos aumentou oito vezes em quatro décadas. No país, a obesidade infantil já atinge cerca de 9,4% das meninas e 12,7% dos meninos.

De acordo com dados da Secretaria de Estado e Saúde Pública (Sespa), no ano passado, o número de crianças e jovens considerados obesos (na faixa etária de zero a 16 anos), ultrapassou a marca dos 400 mil casos. Na ação, desenvolvida pelo Departamento de Ensino e Pesquisa (DEP), em parceria com os Recursos Humanos (RH) do “Jean Bitar”, serão trabalhados com as crianças, assuntos como: alimentação saudável; diabetes na infância; obesidade Infantil (que também convergirá a pautas sobre bulling), e primeiros socorros. Tudo isso de forma didática e lúdica.

Para o diretor executivo do hospital, o administrador Giovani Merenda, o lançamento do “Pequenos Cuidados para uma Grande Vida”, marca o início de uma trajetória de ações voltadas para melhoria da saúde pública de uma parcela da população infantil e que vai influenciar futuros cidadãos com hábitos e comportamentos mais saudáveis. “É muito importante contribuir com a educação em saúde de uma geração. Essas ações de responsabilidade social são prioridades em nossa gestão”.

Os estabelecimentos de ensino escolhidos para o lançamento do projeto foram a Escola de Ensino Fundamental “Professor Waldemar Ribeiro” e o “Centro Educacional Olimpus Júnior”.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *