Foto: Agência Pará

Uma pesquisa que analisou dados disponibilizados pelos estados brasileiros e pelo governo federal, mostrou que as informações sobre a pandemia do novo coronavírus são consideradas insuficientes em 90% dos estados. O estado do Pará e Rondônia possuem os piores desempenho , ambos tiraram nota 0 (zero).

O Índice de Transparência da Covid-19 foi elaborado pela organização Open Knowledge Brasil, e foi divulgado na última sexta-feira (03). A pesquisa leva em conta dados publicados nos portais oficiais. As informações mais recentes foram processadas na quinta-feira (02).

A Secretaria de Saúde do Pará tem usado as redes sociais e seu site como forma de divulgação dos novos casos de Covid-19 no Pará. As publicações são “secas” e com poucas informações.

Há uma reclamação constante pedindo análises mais detalhadas sobre os casos no estado do Pará como taxa de óbitos, distribuição geográfico do Covid-19 no Pará, distribuição de casos por faixas de idade, taxa de internação como outros indicadores. Até o momento, o governo do Pará não disponibilizou nenhuma plataforma com essas informações.

O estudo da OKB indica que nenhum estado informa quantos leitos estão ocupados, nem de enfermarias, nem de UTIs, em relação ao total disponível. A organização destaca também a ausência de informações sobre testes disponíveis. Só uma das 28 unidades avaliadas disponibilizava esta informação. Três estados e o governo federal ainda não publicam informações por município e mais de 80% das unidades avaliadas (considerando 27 unidades federativas e a União) não divulgam dados em formato aberto, apenas em boletins ou em texto corrido como é o caso do Pará.

Um índice foi elaborado baseado em três dimensões dos portais oficiais:

Conteúdo das informações: dados como idade, sexo, hospitalização de pacientes confirmados e dados de infraestrutura de saúde, como ocupação de leitos e o número de testes disponíveis e aplicados.

Granularidade: avalia se os casos são disponibilizados de forma individual e anônima e também leva em conta o grau de localização – como municípios e bairros.

Formato: que considera a publicação de papéis analíticos, planilhas em formato editável e séries históricas dos casos. 

Cada um dos aspectos analisados, dentro dessas três dimensões, é atribuído um peso que vai compor a nota final de cada estado. Essa nota pode variar numa escala de 0 a 100. Quanto mais próximo de 100, mais transparente é o estado. Já o 0 indica o menos transparente.

📲 Participe do Canal do Portal Tailândia no WhatsApp
📲 Acompanhe o Portal Tailândia no Facebook, no Instagram e no X.

PARÁ É O MENOS TRANSPARENTE

O ranking da OKB mostra que o estado do Pará é o menos transparente entre os estados brasileiros, com nota 0. Rondônia também tirou nota 0.

Pernambuco lidera com 81 pontos, considerado índice alto. Logo depois aparecem Ceará (69) e Rio de Janeiro (64) em um nível considerado bom.

VEJA ABAIXO O MAPA E O RANKING

A organização mandou o resultado da pesquisa para todos os estados e só recebeu respostas do Amapá, Amazonas, Bahia, Distrito Federal, Maranhão e Santa Catarina. Nenhuma dessas unidades questionou a pontuação recebida.

*Com informações de PW

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *