(foto: divulgação)

O município de Canaã dos Carajás amanheceu em polvorosa nesta quarta-feira (28) com a presença de oficiais de Justiça e policiais nos prédios da Prefeitura Municipal para notificar sobre o afastamento do prefeito Jeová Andrade (PMDB), das suas funções por 180 dias.

A ação que motivou o afastamento por  improbidade administrativa foi ajuizada pelo Ministério Público do Estado do Pará em face do prefeito Jeová Gonçalves de Andrade, em conluio com alguns Secretários Municipais ter firmado, com o escritório de advocacia Brasil Monteiro Advogados Associados, sucessivos contratos de prestação de serviços comuns e genéricos de advocacia entre 1º de janeiro de 2014 a 14 de agosto de 2017, com o valor global de R$ 1.479.127,28 (um milhão, quatrocentos e setenta e nove mil, cento e vinte e sete reais, e vinte e oito centavos), fracionado em 84 pagamentos.

Eles não encontraram o gestor na sede da administração, mas já fizeram o informe de que aquele poder deve ser assumido de imediato pelo vice-prefeito Alexandre Pereira, o Alexandre do PT. A Câmara Municipal também será notificada sobre a decisão.

A decisão é assinada pelo juiz de Direito Lauro Pontes, da 1ª Vara Cível e Empresarial da Comarca de Canaã dos Carajás.

A presença dos oficiais na Prefeitura, chegando em caminhonetes do Judiciário, foi interpretada em um primeiro momento como alguma operação do Ministério Público em andamento, mas logo ficou claro de que era apenas para notificação da decisão do Judiciário. Um grande número de populares correu para o local, curiosos com a situação.

Um grande número de populares correu para o local, curiosos com a situação. (foto: divulgação)

Em sua decisão, o juiz Lauro Fontes manda bloquear bens dos réus até o limite de R$1.479.127,28 (um milhão, quatrocentos e setenta e nove mil, cento e vinte reais e vinte centavos).

São réus na ação: Arleides Martins de Paula (secretária de administração); Dinilson José dos Santos (secretário de saúde); André Wilson Teles de Souza (secretário de educação); Simone Aparecida Souza de Oliveira (secretária de meio ambiente), Ana Cristina Queiroz Pereira (secretária de assistência social); Mário de Oliveira Brasil Monteiro (advogado); e Brasil Monteiro Advogados Associados.

Jeová Gonçalves de Andrade, 57 anos, foi eleito em 2016 para o seu segundo mandato seguido como prefeito de Canaã, com 21.683 votos, ou 65,84%, na coligação Todos por Canaã.

 

Com informações, Blog Zedudu e Correio de Carajás

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *