Arquivo / Agência Pará

A partir do dia 23 de setembro será reduzido o número de navios que fazem viagens de Belém para Salvaterra, parando no Porto do Camará e, com isso, o aumento das viagens diárias por lanchas.

A decisão partiu de reuniões entre a Agência de Regulação e Controle dos Serviços Públicos (Arcon-Pa), o Ministério Público do Estado (MPE), empresas operadoras e o Movimento Acorda Marajó, que culminaram com a assinatura de um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC). 

Inicialmente a mudança será em fase experimental, o que deve durar 40 dias, para que então seja avaliada a viabilidade do  serviço do transporte hidroviário para o Marajó por meio das quatro viagens diárias por lanchas, substituindo a demanda que era atendida pelos navios.

O representante do Movimento Acorda Marajó, Dário Pedrosa, acredita que o TAC representa uma alternativa para amenizar o problema das embarcações antigas.

“As precárias condições dos navios que, em alguns momentos, chegaram a ficar à deriva, sem oferecer qualidade nos serviços com viagens longas de até 6h de duração, nos motivou a solicitar a retirada dos navios.

É uma medida emergência, visto que as empresas não possuem navios novos para substituir de imediato, mas acreditamos que com o aumento no número de viagens de lancha, a demanda dos usuários será suprida com maior segurança e conforto”, comenta Dário.

A  promotora de justiça de Salvaterra, Paula Camacho, reforça que a retirada dos navios será experimental. As lanchas farão viagens com o tempo máximo de 2h, sendo garantida a gratuidade, com prioridade para pessoas com deficiência e idosos.

Além disso, o Ministério Público solicitou às empresas que façam a lista dos passageiros para maior controle e identificação, por exemplo, em caso de acidentes.

“Vamos fazer uma experiência e avaliar os impactos para as empresas operadoras e a aceitação da população, que contará com quatro viagens diárias por lanchas, mas a expectativa é de que a população do Marajó seja bem atendida”, acredita a promotora.

Para atender aos usuários nesta fase experimental, a Arcon informa que serão disponibilizados quatro horários de lanchas diariamente.

📲 Participe do Canal do Portal Tailândia no WhatsApp
📲 Acompanhe o Portal Tailândia no Facebook, no Instagram e no X.

Os usuários também poderão realizar as viagens pelo ferry boat, que sai do Porto do Henvil, em Icoaraci, com destino ao porto de Camará.

Serviço: Os novos horários das lanchas entrarão em vigor a partir de 23 setembro. As saídas serão às 6h15, 9h, 12h, 14h, do Terminal Hidroviário de Belém.

*Com informações Agência Pará.


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *