Banpará vai operar FNO em parceria com Banco da Amazônia

O Banco do Estado do Pará (Banpará) vai ser parceiro do Banco da Amazônia nas operações financeiras do Fundo Constitucional de Financiamento do Norte (FNO) no Estado. O anúncio foi feito na manhã desta quinta-feira (7), pelo governador Helder Barbalho e pelo presidente regional do Banco da Amazônia, Valdecir Tose, em reunião que formalizou a assinatura de protocolo de intenções entre as duas instituições para reunir esforços na ampliação dos investimentos do FNO no Estado.

Operado pelo Banco da Amazônia, o FNO financia crédito a projetos de pequenos, médios e grandes empreendimentos, da pequena à grande produção, nos setores de agricultura, serviço, indústria e comércio. O fundo reserva R$ 2,7 bilhões para serem investidos no Pará em 2019. Segundo Tose, a ideia é destinar um limite desse crédito ao Banpará para a geração de novos negócios importantes ao Estado. Com isso, o banco do Estado será a primeira instituição financeira a firmar parceria nesse tipo de operação.

Ainda não há data prevista para o início dos trabalhos no banco estadual, mas a documentação referente ao contrato e norma de repasse já está sendo adequada ao sistema tecnológico da instituição financeira. “É uma parceria importante que vai ajudar a ampliar o volume de financiamento do fundo no Pará, seja para pessoa física ou jurídica”, comentou o presidente.

O governador Helder Barbalho elogiou a iniciativa, afirmando que o que se espera do Banpará a partir de agora é que ele seja muito mais do que um banco que opera a folha de pagamento do Estado. “Fortaleceremos também esta ação porque acreditamos que o Banpará pode ser uma força importante em prol do desenvolvimento do Pará”.

Para o presidente do Banpará, Braselino Assunção, a parceria vai beneficiar a população do Estado em larga escala, já que o banco está presente em todas as regiões paraenses. “Levaremos todas as linhas de crédito, desde a agricultura familiar passando pelo microcrédito até o crédito mais especializado de forma que o Banpará passa a ter uma vasta linha de operação”, detalha.

Com informações Agência Pará

Você pode gostar de ver

Moto é roubada duas vezes no mesmo dia em Parauapebas

Uma mulher conseguiu recuperar uma motocicleta após ter sido roubada, mas em…

Ribeirinhos despejam lixo em frente à Prefeitura de Abaetetuba em protesto

Manifestantes reivindicam regularização da coleta de lixo nas ilhas da cidade. Prefeitura diz tem projeto específico para o manejo do lixo dos ribeirinhos.

Pelo menos cinco pontos de interdições nas rodovias do Pará marcam quarto dia de paralisação dos caminhoneiros

Manifestações começaram na segunda (21) e afetam o abastecimento de supermercados e outros serviços essenciais.

Ranking de mortes no campo é liderado pelo Pará

Marcado pela volta de grandes chacinas, o ano passado foi o mais…