Banpará vai operar FNO em parceria com Banco da Amazônia

O Banco do Estado do Pará (Banpará) vai ser parceiro do Banco da Amazônia nas operações financeiras do Fundo Constitucional de Financiamento do Norte (FNO) no Estado. O anúncio foi feito na manhã desta quinta-feira (7), pelo governador Helder Barbalho e pelo presidente regional do Banco da Amazônia, Valdecir Tose, em reunião que formalizou a assinatura de protocolo de intenções entre as duas instituições para reunir esforços na ampliação dos investimentos do FNO no Estado.

Operado pelo Banco da Amazônia, o FNO financia crédito a projetos de pequenos, médios e grandes empreendimentos, da pequena à grande produção, nos setores de agricultura, serviço, indústria e comércio. O fundo reserva R$ 2,7 bilhões para serem investidos no Pará em 2019. Segundo Tose, a ideia é destinar um limite desse crédito ao Banpará para a geração de novos negócios importantes ao Estado. Com isso, o banco do Estado será a primeira instituição financeira a firmar parceria nesse tipo de operação.

Ainda não há data prevista para o início dos trabalhos no banco estadual, mas a documentação referente ao contrato e norma de repasse já está sendo adequada ao sistema tecnológico da instituição financeira. “É uma parceria importante que vai ajudar a ampliar o volume de financiamento do fundo no Pará, seja para pessoa física ou jurídica”, comentou o presidente.

O governador Helder Barbalho elogiou a iniciativa, afirmando que o que se espera do Banpará a partir de agora é que ele seja muito mais do que um banco que opera a folha de pagamento do Estado. “Fortaleceremos também esta ação porque acreditamos que o Banpará pode ser uma força importante em prol do desenvolvimento do Pará”.

Para o presidente do Banpará, Braselino Assunção, a parceria vai beneficiar a população do Estado em larga escala, já que o banco está presente em todas as regiões paraenses. “Levaremos todas as linhas de crédito, desde a agricultura familiar passando pelo microcrédito até o crédito mais especializado de forma que o Banpará passa a ter uma vasta linha de operação”, detalha.

Com informações Agência Pará

Você pode gostar de ver

MST interdita rodovia entre Eldorado dos Carajás e Marabá

Desde as 5h desta terça-feira (21), cerca de 1200 membros do Movimento…

Após flagra de traição, mulher mata namorada na saída do motel

Laura Maria morreu na madrugada deste sábado (16) após ser atropelada pela…

É grave o estado de saúde do jornalista paraense Jean Teles

A polícia investiga o que teria acontecido com o jornalista Jean Teles,…

Programa Municípios Verdes é destaque no 'Pavilhão Brasil' da Rio +20

Programa Municípios Verdes – Rio +20 | Portal Tailândia.com.br A presidenta Dilma…