Nesta terça-feira (15), o auditor adjunto da Auditoria Geral do Estado (AGE), Franney de Oliveira, e o analista de sistema Roberto Mendes estiveram reunidos com o Núcleo de Informações Estratégicas do Tribunal de Contas dos Municípios do Pará para conhecer a ferramenta automatizada de controle externo que o TCM desenvolveu para ajudar a equipe técnica do próprio Tribunal na fiscalização da gestão dos recursos públicos.

Durante a reunião, realizada na sede do TCMPA, a equipe do Núcleo de Informações Estratégicas apresentou à AGE o robô Argus, como foi nomeado o sistema que auxilia na fiscalização da gestão dos recursos públicos para a verificar informações do Mural de Licitações do Tribunal, onde prefeituras, câmaras de vereadores e órgãos da administração pública municipal direta e indireta são obrigados legalmente a publicar, em tempo real, por meio eletrônico, dados sobre licitações, contratos, convênios e subvenções, obras públicas e folhas de pagamento, como parte integrante da prestação de contas.
Em breve, um Termo de Cooperação Técnica será assinado entre a Auditoria Geral do Estado e o Tribunal de Contas dos Municípios do Pará para que a AGE possa utilizar o software para otimizar o trabalho das gerências jurídicas e de auditoria na fiscalização das publicações no Diário Oficial do Estado (DOE). A ferramenta ajudará na análise dos processos licitatórios dos gastos públicos do Estado.
“Essa plataforma vai otimizar todos os processos e dar mais capacidade de realização dos trabalhos das áreas envolvidas”, ressaltou o auditor adjunto, Franney de Oliveira.
Por Agência Pará