Se você tem dúvida sobre o que é workshop e como funciona um workshop? Então está no lugar certo!

Neste conteúdo, vamos falar sobre o que é um workshop e tirar todas as suas dúvidas – todas mesmo! – desse tipo de evento que têm conquistado cada vez mais interessados e reunido participantes de vários segmentos de mercado diferentes.

O que é workshop?

O workshop é um evento onde acontece uma reunião de pessoas interessadas em determinado assunto para aperfeiçoar técnicas por meio da explicação de palestrantes e de atividades práticas.

Quem também busca o que é workshop e como funciona pode se deparar com sua tradução literal para o português, que significa oficina. Mas, mesmo representado por essa palavra, esse tipo de evento também pode se entendido como um grupo de discussão com uma proposta um pouco mais interativa.

Como todo evento, ele possui uma estrutura predefinida e conta com a participação de um palestrante ou instrutor. Este, por sua vez, têm a função de apresentar o tema e orientar sobre os próximos passos do evento.

O que acontece em um workshop é essa entrega de informações relevantes que podem fazer toda a diferença para a rotina de trabalho do público presente durante o dia.

Qual a diferença de workshop para curso?

Vendo essa definição de workshop, sempre surge uma dúvida: qual a diferença de curso para workshop? Eles são a mesma coisa?

Mas a verdade é que não, cursos e workshops são formas diferentes para passar conhecimento. Uma diferença rápida de perceber está no tempo de duração de cada um.

Enquanto o workshop acontece na maioria dos casos em apenas 1 dia (vamos falar mais sobre a duração do workshop logo em seguida), um curso pode levar meses para ser concluído.

Lembrem-se que, nos workshops, os participantes têm a possibilidade de interagir de forma prática ou verbal, podendo dividir conhecimentos, esclarecer dúvidas e até mesmo trocar experiências com outras pessoas de forma rápida.

Na prática, esse evento também é diferente de uma palestra principalmente pelo foco que possui em passar um aprendizado mais direcionado e prático. Esse direcionamento faz toda a diferença para caracterizá-lo.

Como já foi dito anteriormente, são diversos os temas que podem ser apresentados em forma de workshop. Alguns tipos de workshop são:

  • Culinária;
  • Teatro;
  • Criatividade;
  • Escrita;
  • Marketing;
  • Fotografia;
  • Defesa pessoal;
  • e milhares de outras opções.

Aposto que, mesmo sem saber, você já participou de um desses!

Por que devo participar de um workshop?

Ao escolher os eventos que podem te ajudar, seja para evoluir na carreira ou para adquirir um conhecimento inovador, sempre foque no workshop. Esse modelo de evento é ideal para alcançar grandes resultados.

Características como a facilidade para inscrição e até mesmo a agilidade em receber informações relevantes são um diferencial em relação a vários outros eventos.

Qual o tempo de duração de um workshop?

A resposta para essa pergunta é bem relativa já que depende muito do segmento e da proposta do workshop. Mas na média, o tempo de duração é de 6 até 8 horas, com pelo menos um período de intervalo para coffee break, oferecendo um momento de descontração e networking aos participantes.

Mas existem modelos que duram de 2 à 5 horas.

Com esse tempo médio de duração já é possível:

  • Passar todo o conteúdo proposto;
  • Manter a atenção do público;
  • Dar um intervalo para o público;
  • Promover a prática de atividades durante o tempo.

Conteúdo originalmente publicado por mobLee.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O que aconteceu hoje, direto no seu e-mail

As notícias que você não pode perder diretamente no seu e-mail.