A Mídia Ninja é uma das iniciativas da rede colaborativa que envolve milhares de pessoas.

fora-do-eixo-o-que-e

Surgida no final de 2005, é hoje a maior rede independente de discussão e produção de ações voltadas para o fortalecimento da cadeia produtiva da cultura no país, através de mais de 40 coletivos culturais.

A rede cresceu e as relações de mercado se tornaram ainda mais favoráveis às pequenas iniciativas do setor da música, já que os novos desafios da indústria fonográfica em função da facilidade de acesso à qualquer informação criou solo ainda mais fértil para os pequenos empreendimentos, especialmente àqueles com características mais cooperativas.

Iniciativas como o Cubo card, de Cuiabá, ou os festivais que se proliferavam em toda a rede mostraram ser possível produzir em escala auto-sustentável, pautando-se sobretudo no contato direto com produtores de outros estados, através de uma rede de informações e sob uma lógica da união de pequenos em prol de grandes ações.

O Fora do Eixo, originalmente Circuito Fora do Eixo, é uma rede de coletivos atuando na área da cultura em todo o Brasil, mais alguns países da América Latina. Iniciada em 2005 por produtores e artistas de estados brasileiros fora do eixo Rio-São Paulo, inicialmente focava no intercâmbio solidário de atrações musicais e conhecimento sobre produção de eventos, mas cresceu para abranger outras formas de expressão como o audiovisual, o teatro e as artes visuais, ainda que a música ainda tenha uma maior participação na rede

História

Os primeiros coletivos a constituir a rede localizavam-se em Cuiabá (MT), Rio Branco (AC), Uberlândia (MG) e Londrina (PR).

Festivais

Com o crescimento da rede, surgiu a iniciativa de constituir espaços coletivos permanentes em alguns pontos estratégicos, chamados Casas Fora do Eixo. A primeira destas surgiu em São Paulo, marcando a investida do circuito em direção ao eixo

Congresso Fora do Eixo

Anualmente, os coletivos da rede reúnem-se para discutir seus projetos, reforçar os laços e pensar os rumos do circuito, num encontro chamado Congresso Fora do Eixo. O quarto encontro realizou-se em dezembro de 2011 e reuniu mais de mil artistas de coletivos de todos os estados brasileiros mais dez países da América Latina, ocupando o Auditório Ibirapuera e o Paço das Artes.6 De acordo com o site do congresso, sua realização em 2011, além do investimento dos coletivos participantes da rede, contou com o apoio e parceria de diversas instituições, tanto privadas quanto estatais.

Saiba mais

NINJA – NARRATIVAS INTEGRADAS DE JORNALISMO E AÇÃO

A popularização da internet – não apenas em território brasileiro, mas em todo mundo – traz consigo um intenso processo de reverberação cultural e virtualização de uma série de questões socioculturais nas últimas décadas. Essa geração já se forma em um mundo virtual, de intenso compartilhamento e incrível rapidez da replicação de informação nas inúmeras redes de afinidades criadas online e offline. Visualizando o potencial de utilização dessas ferramentas on-line, além da crescente acessibilidade a cada vez mais equipamentos e por preços cada vez menores, abre-se espaço para uma real disputa de imaginário através de meios de difusão de informação acessíveis a todos.

Estruturado através de 6 plataformas de diferentes abordagens e linguagens multimídia, ainda que complementares, o Ninja – Narrativas Integradas de Jornalismo e Ação – é o conceito que traz a unidade para que tais plataformas funcionem como uma agência de comunicação livre. Com foco na disputa memética que ocorre nos dias de hoje, o Ninja editora narrativas através de diferentes perspectivas.

As 6 plataformas são: Overmundo, site de jornalismo colaborativo; Pós TV, canal com streamings de diversos conteúdos; Meme, frente responsável pela produção e articulação fotográfica e de peças gráficas; DF5, que produz e distribui conteúdo audiovisual; o TNB, site que conecta artistas a produtores e eventos do país todo; além da frente de Redes, sistema de distribuição de conteúdo online.

[divide style=”2″]

Para acompanhar mais notícias de Tailândia, Curta o Portal Tailândia no Facebook facebook.com/portaltailandia.com.br. Siga também o Portal Tailândia no Twitter e por RSS.

Site: foradoeixo.org.br

Com informações: coletivomundo.com.br | Fora do Eixo | Wikipedia

NÃO CUSTA NADA!!! COMPARTILHE NO FACEBOOK E TWITTER

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.