Tailândia – O sol escaldante nas primeiras horas do dia em Tailândia, nordeste paraense, mostra que o inverno amazônico ficou para trás. O frio e a lama, agora dão lugar ao calor, imenso calor, e a poeira, uma tormenta na vida dos moradores da cidade, que têm pouco mais de 100 mil habitantes. Tanto que a Prefeitura usa carro pipa para molhar as vias mais criticas, durante o verão na nossa região.
Mas é no verão, em que há dias que o calor ultrapassa os 37 graus célsius, que o trabalhador, o comércio e industria sabem, que financeiramente é o melhor período do ano por essas bandas. Serão seis meses até o próximo inverno, todo esforço será necessário para conseguir emprego e renda para sustentar a família e aquecer a economia local.
Os dados do Caged, Cadastro Geral de Empregados e Desempregados, do Ministério do Trabalho, mostram que definitivamente a economia local sofre bastante nos primeiros seis meses do ano. Dos últimos cinco anos, os dados mostram que apenas em 2014, o resultado entre janeiro e maio de cada ano foi positivo.
De janeiro a maio de 2018 os dados mostram que houve mais desligamentos que admissões, gerando um saldo negativo de 580 postos de trabalhos. O número é levemente superior ao mesmo período de 2017, quando houve 452 desligamento a mais que admissões.
Existe um imenso esforço por parte da gestão pública municipal em gerar emprego e renda na cidade. Não há dados oficiais, mas a PMT emprega mais de 190 homens na frente de emergência, que faz a limpeza de vias urbanas e rurais da cidade. Outro esforço foi a permanência dos servidores contratados após a negociação com a Sintepp, que pois fim a greve da rede municipal, onde um dos pontos negociados foi a não demissões desses servidores contratados.
O extrativismo vegetal ainda é o carro forte da nossa economia, através das empresas que extraem o óleo do dendê, como Agropalma, que gera milhares de empregos diretos e ajuda a movimentar o comércio, ou das poucas serrarias e carvoarias que restam em atividade em Tailândia.
[tabs type=”horizontal”]
[tabs_head]
[tab_title] Dados 2018 [/tab_title]
[tab_title] Dados 2017 [/tab_title]
[tab_title] Dados 2016 [/tab_title]
[/tabs_head]
[tab]
| 1) Admissões | 853 |
| 2) Desligamentos | 1.433 |
| Nº Emp. Formais – 1º Jan/2018 | 7.757 |
| Total de Estabelecimentos | 1.082 |
| Variação Absoluta | -580 |
[/tab]
[tab]
| 1) Admissões | 882 |
| 2) Desligamentos | 1.334 |
| Nº Emp. Formais – 1º Jan/2018 | 7.757 |
| Total de Estabelecimentos | 1.082 |
| Variação Absoluta | -452 |
[/tab]
[tab]
| 1) Admissões | 882 |
| 2) Desligamentos | 1.781 |
| Nº Emp. Formais – 1º Jan/2018 | 7.757 |
| Total de Estabelecimentos | 1.082 |
| Variação Absoluta | -899 |
[/tab]
[/tabs]
📲 Participe do Canal do Portal Tailândia no WhatsApp
📲 Acompanhe o Portal Tailândia no Facebook, no Instagram e no X.
