O igarapé atingido pelo vazamento abastece 60 famílias da região.
Incidente teria sido provocado pelo estouro de uma tubulação.
Um vazamento de caulim, detectado na última segunda-feira (02) em Barcarena, nordeste do estado, atingiu o Igarapé Maricá, que abastece cerca de 60 famílias da região. O incidente foi provocado por uma fissura na tubulação da empresa Rio Capim Caulim, do grupo Imerys. O estouro da tubulação, que fica próxima ao igarapé, teria sido provocado por uma queda de energia elétrica.
De acordo com a população, o vazamento durou quase 24 horas. Porém, segundo a empresa, o problema teria sido resolvido em menos de 10 minutos.
Em nota, a Imerys informa que a tubulação em questão faz o transporte de polpa de caulim com pH neutro. Além disso, a empresa afirma que os órgãos ambientais foram avisados e o bombeamento de caulim imediatamente interrompido, sendo feito o isolamento de contenção no local. Segundo a Imerys, o vazamento não ultrapassou o igarapé Maricá e a empresa está prestando todo o apoio necessário aos moradores prejudicados com o incidente.
Comentário