Vale inaugura hoje usina de dendê em Mojú | Portal Tailândia

Vale – Dendê – Usina – Biodiesel – Mojú | Portal Tailândia.com.br

A Vale inaugura terça-feira (26), no município do Moju, a sua primeira usina extratora de óleo de dendê no Pará, a Biopalma. Do evento vão participar o presidente da mineradora, Murilo Ferreira, o presidente da Biopalma, Eduardo Ieda, e o diretor global de energia da Vale, João Coral. Em seu projeto de biodiesel no Pará, a empresa deverá mobilizar investimentos no valor de US$ 500 milhões.

A Biopalma conta com cinco polos agrícolas na região do vale do Acará e no Baixo Tocantins, no nordeste paraense, e será responsável pela produção de 600 mil toneladas de biodiesel a partir de 2019, quando a lavoura atingirá sua maturidade.

Expandir seus negócios com uma matriz energética cada vez mais limpa está entre os objetivos de crescimento da Vale para os próximos anos. Para atender a esse objetivo a empresa adquiriu, no ano passado, o controle de 70% da Biopalma da Amazônia S.A. Reflorestamento Indústria e Comércio, empresa produtora de óleo de palma, matéria-prima para a produção de biodiesel.

A destinação principal do óleo será a produção de biodiesel pela Vale para alimentar sua frota de locomotivas, máquinas e os equipamentos de grande porte das operações no Brasil, usando o B20 (mistura de 20% de biodiesel e 80% de diesel comum).

 

Diário do Pará