Tailândia já conta com 70% de seu território com imóveis rurais inseridos no Cadastro Ambiental Rural (CAR).
A meta é atingir o mínimo de 80% exigido pelo MMA.
Por meio do Decreto nº 6.321, de 21 de dezembro de 2007, atribuiu ao município o combate ao desmatamento ilegal e determinou que anualmente o MMA elabore a lista dos municípios críticos onde ocorre a maior parte do desmatamento na Amazônia.
Para que o município seja excluído da “lista negra” do Ministério do Meio Ambiente, deve possuir pelo menos 80% de seu território com imóveis rurais inseridos no Cadastro Ambiental Rural (CAR).
MOBILIZAÇÃO MUNICIPAL
O trabalho prioritário nesse momento da Secretaria Municipal de Ciência, Tecnologia e Meio Ambiente de Tailândia é fazer com que a cidade saia do embargo.
Ao sair da lista do MMA os municípios passam a ter prioridade na alocação de incentivos econômicos e fiscais, e na implantação de programas federais para o desenvolvimento de economias com base sustentáveis
Nesse sentido a SECTMA realizará no próximo dia 02 de abril um evento que vai contar com a parceria de várias entidades, entre elas, o Imazon – Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia, Emater, Sindicato das Indústrias Madeireiras de Tailândia (Sindimata) e Sindicato dos Produtores Rurais. O objetivo do evento é apresentar, incentivar e mobilizar os produtores rurais sobre a importância do CAR.
Segundo o Secretário de Meio Ambiente de Tailândia Leonardo Biancardi, o município já conta com 70% dos imóveis rurais inseridos no Cadastro Ambiental Rural (CAR). A exemplo de Paragominas (ver AQUI), Tailândia que faz parte do Programa Municípios Verdes, poderá se tornar muito em breve de fato, um “Município Verde“.
[divide style=”2”]
Saiba mais:
Afinal, o que é o Programa Municípios Verdes?
Programa Municípios Verdes é destaque no ‘Pavilhão Brasil’ da Rio +20
[divide style=”3″]
Para acompanhar mais notícias de Tailândia, Curta o Portal Tailândia no Facebook facebook.com/portaltailandia.com.br. Siga também o Portal Tailândia no Twitter e por RSS.