Angústia, tristeza, medo e ansiedade são sentimentos que fazem parte também do dia a dia daqueles que estão na linha de frente no combate ao Novo Coronavírus (Covid-19). Seja de forma direta, atuando no atendimento aos pacientes com a Covid-19, ou indireta, na manutenção dos diversos serviços, essenciais para uma assistência hospitalar de qualidade, estes profissionais estão sob constante estresse e pressão.

Pensando nisso, a gestão do Hospital Regional Público do Leste (HRPL), tem oferecido suporte psicológico aos seus colaboradores que necessitam de apoio emocional. O setor Psicossocial da unidade, que presta assistência aos pacientes e seus familiares, passou por uma adaptação para incluir no atendimento os colaboradores do hospital.

O projeto Assistência Psicológica voltado para os colaboradores durante a pandemia do Covid-19 vem sendo realizado de forma presencial, através de rodas de conversas, e também através de atendimentos individuais, quando há demanda espontânea.

Segundo a psicóloga clínica do HRPL, Aline Naara, “o objetivo do projeto é prestar o acolhimento frente às questões emocionais, visando diminuir o pânico e o medo gerados durante a pandemia e proporcionar aos profissionais do HRPL o manejo clínico terapêutico de elaboração de carga emocional”.

A técnica de enfermagem, Danielle Souza, de 34 anos, procurou o atendimento psicológico depois que uma prima, que também era técnica de enfermagem, teve morte por coronavírus.
“Mexeu muito comigo! Enquanto não são rostos conhecidos, você lamenta e segue, mas a partir do momento que a tua família entra nas estatísticas, tudo muda! A cobrança da minha família em relação ao meu trabalho aumentou depois que a minha prima morreu. Eles temem que o mesmo aconteça comigo”, explica.

A perda da prima levou Danielle a ter crises de pânico e ansiedade, que só foram superadas com ajuda psicológica. “Falar foi libertador. Eu consegui expressar tudo o que eu estava passando, meus sentimentos. Ela me ouviu e me deu dicas de como manter o contato com minha família, como me aproximar, mesmo nesse momento distanciamento. E também me fez refletir que o profissional da saúde para cuidar bem do outro, precisa cuidar de si primeiro”, acrescentou.

De acordo com Naara, diante dessa situação que o mundo está vivendo, a saúde mental dos profissionais da área de saúde tem sido bastante afetada. “E através do nosso projeto estamos proporcionando aos nossos colaboradores um espaço de escuta e acolhimento, com o intuito de evitarmos reações emocionais que possam causar danos psíquicos ainda maiores”.

Mais sobre o HRPL – O Hospital Regional Público do Leste, localizado em Paragominas, é um órgão do Governo do Estado do Pará que presta assistência de média e alta complexidade para uma população de aproximadamente 800 mil habitantes de 23 municípios do nordeste paraense. A unidade é referência Pará, como Centro de Atendimento de Urgência e Emergência às vítimas críticas em Acidente Vascular Cerebral (AVC), e desde 2018, se tornou habilitada a realizar cirurgias oncológicas. Para obter atendimento no HRPL, os pacientes são referenciados dos municipais e passam por avaliação da Central Regional de Regulação. Nos casos de urgências do SAMU, o hospital recebe os pacientes diretamente pelo Pronto Atendimento, com equipe de suporte 24h.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *