O Ministério da Educação (MEC) liberou nesta quinta-feira, 7, a consulta para bolsas disponíveis no Programa Universidade Para Todos (Prouni) para o primeiro semestre de 2021. O programa é responsável por selecionar candidatos para bolsas parciais e integrais em universidades particulares do Brasil.

Só poderão se inscrever no Programa o candidato que realizou o Enem 2019, uma vez que, o de 2020 ainda terá a primeira prova realizada no próximo domingo, 10, devido a pandemia do novo coronavírus.

Os interessados poderão realizar suas inscrições na próxima terça-feira, 12. As inscrições encerram às 23h59 de sexta, 15. Os resultados estarão disponíveis no dia 19 de janeiro (primeira chamada) e 1º de fevereiro (segunda chamada).

Sobre as bolsas disponíveis, os candidatos podem acessá-las através do site oficial do Prouni e clicar em “pesquisar bolsas” e procurar o curso de interesse, clicar em “Pesquisar bolsas” e fazer a busca por curso, instituição e município. Para o curso de medicina, há opções de bolsas em 133 cidades brasileiras, algumas em instituições que cobram mensalidades que ultrapassam o valor de R$ 10 mil.

Quem pode se inscrever?

– quem cursou o ensino médio completo na rede pública;
– quem foi bolsista integral em escolas particulares durante todo o ensino médio;
– quem possui alguma deficiência;
– professor da rede pública de ensino, na educação básica.

Com exceção dos docentes, os demais candidatos não podem ter diploma do ensino superior.

O Prouni dá direito a bolsas em universidades particulares em duas modalidades:

– bolsa integral: renda familiar mensal per capita de até 1,5 salário mínimo;
– bolsa parcial (50% da mensalidade): renda familiar mensal per capita de 1,5 a 3 salários mínimos.

Lista de espera

Aquele estudante que por ventura não foi convocado nas duas primeiras chamadas, poderão manifestar interesse em continuar fazendo parte do processo seletivo entre os dias 18 e 19 de fevereiro.

Com informações do Extra

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *