O programa estadual Municípios Verdes ganhou novos parceiros. A empresa norueguesa Hydro e o Instituto do Homem e do Meio Ambiente da Amazônia (Imazon) assinaram, na noite desta segunda-feira (18), durante a Conferência das Nações Unidas sobre o Desenvolvimento Sustentável, a Rio +20, um acordo de cooperação técnica que tem como objetivo a capacitação de 90 técnicos dos mais de 90 municípios que aderiram ao programa.

As ações de apoio se darão principalmente com uma capacitação em geotecnologias, o acompanhamento e avaliação dos impactos do treinamento e a avaliação do desempenho do uso das geotecnologias no combate ao desmatamento nos municípios participantes.

“A Hydro no Brasil pensa em ações a longo prazo, sempre baseadas no desenvolvimento sustentável. Quando soubemos do sucesso do programa, fizemos questão de sermos parceiros dessa iniciativa bem-sucedida”, afirmou o vice-presidente executivo de bauxita e alumínio da Hydro, Johny Underi.

O ministro do meio ambiente da Noruega, Bard Vegard Solhjell, também esteve presente no evento e elogiou os bons resultados do programa. “Fiquei sabendo do programa pela ministra do meio ambiente, Izabela Texeira. Os resultados são fantásticos e com certeza é um modelo que deve ser seguido no mundo inteiro”, enfatizou.

Para o secretário extraordinário do programa Municípios Verdes, Justiniano Netto, a iniciativa conseguiu alcançar resultados positivos porque tem um grande diferencial, que é a forte parceria. “A cada dia temos conseguido fechar novas parcerias e o programa tem crescido cada vez mais. Não é uma ação isolada do governo, nem de uma ONG, nem de uma determinada empresa – ele é executado de uma forma participativa por toda a sociedade e vários parceiros que abraçaram essa causa. É essa união que tem levado o sucesso do programa”, ressaltou o secretário.

 

 

Texto:
Bruna Campos | Agência Pará

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *