O Lago Verde, uma área de mais de mil metros de extensão, será mais uma opção de lazer do Município Verde | Portal Tailândia

Banquinhos de madeira reaproveitada, uma pequena ponte feita com madeira apreendida de desmatamento ilegal, uma cascata que corre água limpa. Esses são alguns diferenciais do novo cartão postal que Paragominas está prestes a ganhar no dia 31 de maio, com a inauguração do Lago Verde com a presença do sambista Dudu Nobre. O nome “Lago Verde” foi escolhido através de enquete realizada no site oficial da prefeitura, portanto, escolhida pela própria populção.
O local, que fica no meio da cidade, era tido como um dos mais feios do centro urbano paragominense. O Igarapé Paragominas não corria, “rastejava” com tanto dejetos e lixos que eram jogados todos os dias em seu leito. Hoje, a realidade é bem diferente. Mesmo ainda não inaugurado, o Lago Verde já é o local mais procurado pelos habitantes da cidade e seus visitantes.
“Quando anunciei que iria construir um lago no meio da cidade, algumas pessoas pensaram que era brincadeira. Via naquele córrego – que todos os anos transbordava e tinha virado um canal cheio de lixo –, não num problema, mas algo que deveríamos aproveitar melhor”, relembra Demachki.
Mas, antes da obra se concretizar, a Prefeitura teve um grande trabalho pela frente que era realocar as famílias que moravam às margens do Igarapé Paragominas, que ficavam mais abaixo do córrego, para dois residenciais: o “Helena Coutinho” e, posteriormente, para o Morada do Sol, pois todos os anos esses moradores estavam sujeitos à enchentes. Em seguida, foram obtidos equipamentos para dragar, durante um ano inteiro, o leito do igarapé que estava na zona urbana, até onde desemboca no Rio Uraim.
 
“A partir de então, passamos a planejar a realização de um sonho, de construir um lago, em um dos trechos do Igarapé Paragominas que não tinha residências e estava aberto. Começamos a planejar, juntar recursos e em junho do ano passado começamos a arregaçar as mangas e trabalhar”, conta o prefeito.
Foi um ano exatamente de obras. E o resultado já dá pra ver: de um lugar feio, nasce um dos locais mais belos da cidade, com pista de caminhada em torno do lago, cascata e corredeiras, academia de ginástica ao ar livre, pedalinhos, espaços de convivência. “E agora, vamos reduzir impostos municipais das ruas em torno do Lago Verde para estimular as pessoas a construírem restaurantes, lanchonetes, sorveterias às suas margens”, revela Demachki.
Ainda nem havia sido inaugurado, mas o número de pessoas que estão
frequentando o Lago Verde é surpreendente. Foto: Jorge Quadros

Blog Oficial de Paragominas

Comentários
  1. Esse lago verde de paragominas ficou lindo, parabéns prefeito, parabéns a empresa que ganhou a licitação e executou a obra com perfeição.

    um abraço a todos;

    Marco Rolim
    Rio Maria-PA

  2. amei, que pena que não estava ai no dia da inauguração. gostaria muito de ter um prefeito como dr. adnnan, aqui em minha cidade. parabéns dr. adnnan e a minha tia aparecida luciano…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.