Paraense de 18 anos ganha mais de 15 prêmios por criar tijolo de caroço de açaí
Crédito: Divulgação

Francielly Rodrigues Barbosa, uma astuta e jovem estudante de 18 anos, desenvolveu um projeto para amenizar o problema ambiental e ainda ajudar os moradores de sua cidade, Moju, distante aproximadamente 120 quilômetros da capital paraense. 

No desenvolvimento do projeto, ganhou uma credencial para participar da Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (FEBRACE) de 2018. O evento científico é voltado para jovens e um dos mais importantes do país. Na ocasião, ela recebeu dez prêmios pela pesquisa com o caroço do açaí. 

Uma das premiações foi uma viagem aos Estados Unidos para conhecer a Universidade de Harvard e o Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT, na sigla em inglês). 

Em 2019, ela também participou da FEBRACE, onde ganhou mais cinco prêmios. Entre participações em feiras e outros eventos de ciência, ela coleciona mais de 15 prêmios. 

Construção

Para criar o tijolo de açaí, ela convidou jovens de Moju para ajudá-la. Eles colocaram os caroços para secar, depois carbonizaram e os trituraram em um pilão. A massa resultante foi misturada com argila e carvão para chegar ao produto final. “Foi um trabalho muito divertido”, conta. “Brincar também é ciência. Foi legal para mostrar que a ciência inclui todo mundo, basta querer”, explicou.

Foto: Divulgação

Ela pretende cursar engenharia, mas ainda não sabe em qual das áreas irá se especializar. “Mas com certeza será em uma área de STEM [ciência, tecnologia, engenharia e matemática]”, conta. Barbosa ainda afirma que a participação dela em palestras, congressos e viagens ampliaram seu campo de visão para o ensino superior. “Penso que posso entrar na USP ou estudar no exterior. É tão maravilhoso. Se é possível para mim, é possível para qualquer jovem.” 

Com informações Roma News.



Você pode gostar de ver

Desembargador do TRF-4 manda soltar o ex-presidente Lula

Em decisão neste domingo (8), o desembargador federal Rogério Favreto, do Tribunal…

Polícia prende três pessoas, entre elas um treinador de futebol, acusadas de abusos sexuais em Barcarena

As ordens de prisão foram cumpridas por policiais civis da Delegacia Especializada no Atendimento à Criança e Adolescente (Deaca).

Programa Municípios Verdes é destaque no ‘Pavilhão Brasil’ da Rio +20

Programa Municípios Verdes – Rio +20 | Portal Tailândia.com.br A presidenta Dilma…

TUCURUÍ – Ônibus cai de ponte e deixa feridos

Veículo fazia transporte de 11 passageiros para Imperatriz (MA). Motorista teria perdido…