O Pacto tem o objetivo de promover a melhoria da qualidade da educação no Estado aumentando em 30% o Ideb.

pacto-educação-pará_portal-tailandia
As diretrizes do Pacto pela Educação do Pará foram definidas no encontro entre o governador Simão Jatene e a fundadora do Instituto Synergos, Peggy Dulany

Mais um passo decisivo para a melhoria da qualidade da educação será dado na próxima terça-feira (26), com o lançamento do Pacto pela Educação do Pará. Em um esforço integrado de diferentes setores e níveis de governo, sociedade civil, fundações, Organizações Não Governamentais (ONGs), iniciativa privada e organismos internacionais, o Pacto tem o objetivo de promover a melhoria da qualidade da educação no Estado, aumentando em 30% o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), no Ensino Fundamental e Ensino Médio, no período de cinco anos.

De acordo com o secretário de Estado de Educação, Cláudio Ribeiro, é  importante pactuar com a sociedade as melhorias na área da educação. “A sociedade precisa se apropriar do equipamento social que é a escola, porque as mudanças na educação são de médio e longo prazo. Portanto, as políticas públicas voltadas para a melhoria dos índices educacionais precisam ser de Estado, e não de governos, daí a importância do engajamento social na elaboração das mesmas”, destacou o secretário, que pediu dedicação e participação de todos os profissionais da área da educação nessa iniciativa.

Para Wanda Engel, diretora no Brasil do Instituto Synergos, a educação é a base para o pleno desenvolvimento de uma sociedade. “O Pacto visa promover uma junção de esforços para promover o apoio que os educadores necessitam, para que desempenhem seu papel da melhor maneira possível. Se houver união em prol desse objetivo, a educação do Pará será uma referência nacional na transformação da qualidade da educação básica pública”, ressaltou.

A gestora da 1ª Unidade “Seduc na Escola” (1ª USE), Lucinete Albarado, que participou dos encontros que anteciparam a formulação do plano estratégico do Pacto, disse que esse movimento contribuirá para a valorização da educação em toda a sua essência. “Esta iniciativa confirma a preocupação e o compromisso da atual gestão com a educação, e com a valorização de todos os envolvidos nesta área”, avaliou.

Resultados – Para atingir a meta de aumentar em 30% o Ideb no Pará, nos próximos cinco anos, o Pacto pela Educação se propõe a atingir sete resultados: Aumentar o desempenho dos alunos do Ensino Fundamental; Melhorar o desempenho dos alunos do Ensino Médio; Investir na qualificação dos profissionais da educação; Renovar a estrutura física das escolas e melhorar os recursos didáticos pedagógicos utilizados em sala de aula; Aprimorar a gestão da Secretaria de Educação em todos os níveis administrativos; Envolver governo, escolas e comunidade nas ações destinadas à melhoria das atividades educacionais, e Fomentar o uso da tecnologia da informação para a melhoria da prática docente e da gestão escolar.

Os resultados dependem de um conjunto de projetos e ações – algumas já estão em andamento e outras em fase de planejamento. Dentre as ações implementadas, já começam a apresentar os primeiros resultados o Projeto Jovem de Futuro (PJF), que está presente em 399 escolas, com a meta de, até 2014, chegar a todas as unidades do Ensino Médio do Estado, e as escolas de tempo integral, que totalizam 14 em todo Pará.

Outra ação é o programa de capacitação “Ideb Pará”, que desde 2011 já capacitou 2.200 professores de Língua Portuguesa e Matemática, atingindo 65 mil alunos em todo o Estado, na perspectiva de melhorar o desempenho na Prova Brasil.

E como um dos objetivos do Pacto é proporcionar um ambiente agradável para melhorar o rendimento da comunidade escolar, desde 2011 cerca de 200 escolas passaram ou estão passando por reformas e adequações. Além disso, a rede estadual já iniciou as licitações de outras 400 obras, previstas pelo Programa Mais Saber. Entre reformas, construções de novas escolas, ampliações, cobertura e construção de quadras poliesportivas, o governo está investindo cerca de R$ 350 milhões.

Serviço: Lançamento do Pacto pela Educação do Pará. Dia 26 de março (terça-feira), no Hangar – Centro de Convenções e Feiras da Amazônia, a partir das 09 h.

 

Para acompanhar mais notícias do Pará, Curta o Portal Tailândia no Facebook facebook.com/portaltailandia.com.brSiga também o Portal Tailândia no Twitter e por RSS.

 

Agência Pará

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *