As máquinas utilizadas no crime foram destruídas pela PF. (Foto: Divulgação/PF)

A Polícia Federal, em conjunto com o Ibama, ICMBio e as Forças Armadas, deflagrou, na manhã de quinta-feira (03), a Operação Pajé Brabo, com o objetivo de acabar com a ação dede garimpos ilegais no interior da terra indígena Munduruku, entre os municípios de Itaituba e Jacareacanga, no sul paraense.

A atuação policial e dos órgãos ambientais se deu devido a uma determinação judicial gerada a pedido de lideranças indígenas da região, que sofrem com a degradação ambiental causada pela prática ilegal da exploração de minérios, que tem provocado a poluição de rios, causado doenças e gerado outros problemas sociais, como prostituição e tráfico de entorpecentes.

A terra Munduruku estava sendo afetada pelo crime. (Foto: divulgação/PF)

Na ação, os agentes inutilizaram seis máquinas de grande porte que foram ilegalmente instaladas nestes locais de exploração e autuaram garimpeiros, além da realização dos procedimentos de polícia judiciária cabíveis. A operação contou com a participação de 23 policiais federais, agentes de fiscalização ambientais, além de quatro helicópteros.

O nome Pajé Brabo é uma referência à crença de algumas etnias indígenas de que determinada pessoa tem o poder de causar mal à comunidade e deve ser eliminada. As máquinas pesadas que destroem a vegetação e os rios representam este mal.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *