Um novo malware para Android que está em circulação finge ser um recurso importante para o sistema, mas na verdade pode roubar todos os seus dados e ainda controlar remotamente o dispositivo.

Desta vez o novo spywere, consegue infectar os aparelhos após exibir uma notificação que indica que o sistema precisa ser atualizado. Após clicar para atualizar, o usuário é redirecionado para fazer o download de um aplicativo em forma de APK fora do Play Story.

Este novo golpe, consegue fazer com que o usuário libere o controle completo do dispositivo aos criminosos, para espionar toda a sua navegação e permitir que dados e arquivos pessoais sejam acessados sem muito esforço — incluindo informações bancárias e de redes sociais ou fotos e vídeos armazenados.

O malware disfarçado como app de atualização de sistema envia até notificações para a vítima. A mensagem recebida é muito parecida com uma notificação oficial, isso faz com quem muitas pessoas baixem o aplicativo sem perceberem que se trata de uma mensagem falsa.

Como se proteger

É recomendado que os aplicativos utilizados sempre sejam baixados de fontes oficiais, como a própria Google Play Store. Ainda há uma opção nas configurações do aparelho que restringe a instalação de apps vindos de terceiros. É recomendado que ela sempre esteja ativa.

Além disso, caso haja alguma desconfiança sobre uma notificação de atualização de sistema, basta acessar as configurações do dispositivo e fazer uma busca direta pelo update. Isso pode reduzir a possibilidade de instalar algum malware acidentalmente.

Caso o consumidor constate alguma irregularidade ou desconfie que seus dados tenham sido vazados, pode acionar o Procon Pará por meio dos seguintes canais de atendimento ao público: números (91) 3073-2824 / 151 – Email: proconatend@procon.pa.gov.br.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *