O vazamento de óleo diesel em um rio na Bahia, no começa da semana casou interpretações religiosas em redes sociais, depois de muitos confundirem o combustível com sangue.
O caso aconteceu na localidade rural “Defunto Lavado”, em Itabela, interior da Bahia. O local é afluente do Rio Buranhém. Após um acidente de trânsito, uma carreta-tanque tombou no km 735 BR-101, milhares litros de óleo diesel vazaram ao leito do rio e deixou a água com aparência avermelhada.
Conforme informações do portal Radar 64, a população local ficou assustada com a coloração da água e chegou a confundir o combustível com sangue. O diesel é do tipo S500, conhecido também como “comum”, que apresenta uma pigmentação avermelhada e é utilizado como combustível para carros.
Segundo o Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (INEMA), o diesel atingiu apenas afluentes próximos ao local do acidente. “Fizemos limpeza da área atingida com mantas de absorção, barreiras de contenção e limpeza do solo contaminado”, explicou uma representante do órgão.
A limpeza da área onde vazaram cerca de 40 mil litros de diesel ocorreu na tarde de terça-feira (07) e reuniu técnicos do INEMA, Polícia Rodoviária Federal e funcionários de uma empresa de emergência química ambiental.
O Inema ainda não concluiu um laudo com informações sobre os impactos que podem ser provocados pelo derramamento do óleo. Ainda não se sabe se peixes poderão ser contaminados pelo combustível ou se a área está interditada para banho.
Com informações Radar 64