A falta de saneamento básico em duas ruas de Tailândia, nordeste paraense, virou alvo de Inquérito Civil, instaurado pelo Ministério Público Estadual, para apurar as condições de vias públicas no município.
A investigação é conduzida pela promotora de Justiça, Ely Soraya, após ser procurada por moradores da travessa Matapi, localizada no bairro Novo e rua da Cosanpa, no bairro Santa Maria.
Os moradores relatam constantes alegamentos no período do inverno, principalmente, porque a água da chuva não tem evasão. Cansados do sofrimento, moradores dizem que já tentaram todas as soluções, mas até agora não foi resolvido.
Diante das reclamações, o Ministério Público realizou na tarde desta segunda-feira (05), uma reunião entre moradores, Prefeitura Municipal, através das Secretarias de Obras e Meio Ambiente e governo do Estado, através da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Urbano e Obras Públicas, SEDOP, através de medidas para amenizar o sofrimento desses moradores.
Na reuniu foram discutidas medidas a curto, médio e longo prazo, para as vias alvo de inquérito da promotoria, mas também para toda cidade. Mas tudo dependerá do Plano Municipal de Saneamento Básico, que está sendo elaborado desde 2006 e ainda não foi colocado em pratica. Sem concluir o plano de saneamento, as dificuldades em encontrar soluções fica mais difícil, como destacou o representante da SEDOP, Francisco Pacheco na reunião.
O Secretário de Obras de Tailândia, Jozza Oliveira, ressaltou que a situação das duas ruas, são casos de saúde pública e ambiental. Jozza disse que medidas serão apresentadas até a próxima sexta-feira.
A PMT já encaminhou manilhas para a rua da Cosanpa, mas uma das preocupações e evitar a poluição ainda maior do Rio Tailândia, despejando esgoto direito no rio. Por isso, a demora em solucionar o problema.
A promotora espera até a próxima sexta-feira, um relatório da Secretaria de Meio Ambiente sobre os possíveis impactados ambientais causados com as medidas ao Rio Tailândia.

Comentário