Crédito: Sérgio Lima

O jornalista Tales Farias, colunista do portal UOL, publicou nesta segunda-feira que o presidente Jair Bolsonaro, sem partido, associa a pandemia do novo coronavírus a um plano de recuperação econômica do governo chinês. Oficialmente ele não deve se manifestar, mas nas conversas reservadas com assessores e até com políticos mais próximos ele deixar claro a teoria.

Bolsonaro basicamente diz o seguinte: toda vez que a China tem problemas econômicos aparece uma grande doença que se espalha pelo mundo causando crise nos mercados globais e diminuição no valor dos produtos importados pelos chineses.

Em 2013, a OMS (Organização Mundial de Saúde) classificou como pandemia a gripe aviária, também originária da China, e que, graças ao pânico causado nos mercados, a economia chinesa cresceu.

O mesmo teria ocorrido com a gripe suína e com a peste suína africana, que se alastrou a partir da China. Segundo essa teoria, a economia chinesa também vai crescer devido ao pânico mundial com o novo coronavírus.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *