Governo se prepara para privatizar os Correios
Sede dos Correios em Brasília (Foto: César Bulcão / Correios)

O governo estaria preparando a privatização dos Correios. O presidente da República, Jair Bolsonaro, teria já autorizado a operação. A informação foi divulgada na última quinta-feira (18) pelo portal G1. A Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT) estaria sendo preparada para a privatização. Segundo o governo, o modelo de negócios dos Correios estaria ultrapassado. Entretanto, a empresa continua tendo um alto valor estratégico, necessitando apenas ser renovada para enfrentar os novos desafios. Em particular o crescimento das vendas online.

O ministro da Economia, Paulo Guedes, declarou em uma entrevista ao canal Globo News, que os Correios já estavam na lista das empresas a ser privatizadas. Durante a campanha eleitoral o então candidato Bolsonaro chegou a ventilar a hipótese de vender os Correios. Entretanto, logo depois de assumir a Presidência o mandatário voltou atrás, mas agora parece que se convenceu da necessidade dessa venda.

Modelo de negócios superado

Segundo o Planalto, para que os Correios possam sobreviver eles tem que se tornar mais competitivos e ter menos amarras. A empresa se tornou recentemente centro de uma série de escândalos de corrupção, entre os quais o Mensalão. Seu fundo de pensão, o Postalis, também foi alvo de investigações por denúncia de desvio de recursos dos empregados. Por isso, há cinco anos, os aposentados dos Correios acabaram tendo um desconto de até 25% em seus benefícios para tentar cobrir as perdas do fundo de pensão.

Guedes e as privatizações

O ministro da Economia, Paulo Guedes, afirmou na última quarta-feira (17) que a lista de privatizações de estatais feita pelo governo inclui empresas que ninguém espera serem vendidas. “Tem empresas que vão ser privatizadas que vocês nem suspeitam ainda”, disse o ministro em entrevista à “Globo News”.

Guedes ainda insinuou que o presidente Bolsonaro fez questionamentos sobre uma eventual privatização da Petrobras. O ministro foi questionado pelo jornalista se a crise sobre o preço do diesel não coloca a privatização da estatal como uma possibilidade. Diante disso, Guedes afirmou: “Olha, você acabou de dizer um negócio que o presidente levantou a sobrancelha”.

Entre as empresas que poderiam estar nesse programa de privatizações, estão os Correios.

Via Suno

Você pode gostar de ver

Confira a programação do Círio 2018 com dias e horários

De sexta (12) a domingo (14) têm Traslado, Romaria Rodoviária, Círio Fluvial, Moto Romaria, Trasladação e Círio

Alunos do Curso de Pedagogia – Parfor | Portal Tailândia

Os professores-alunos do Curso de Pedagogia 2010 numa moda de viola no…

Etiam Ante Sem Enim Ipsum Amet Eros Ligula Ullamcorper Vivamus Eu

Aenean eleifend ante maecenas pulvinar montes lorem et pede dis dolor pretium…

Polícia Civil do Pará abre concursos para 600 vagas | Portal Tailândia

Seleção é para escrivão, investigador e delegado. Os salários são de R$…