Cento e doze famílias de agricultores, residentes em nove comunidades no entorno do lago da Usina Hidrelétrica de Tucuruí – Portal Tailândia

 

Cento e doze famílias de agricultores, residentes em nove comunidades no entorno do lago da Usina Hidrelétrica de Tucuruí, no município de mesmo nome, ao sudeste do Estado, recebem nesta quinta-feira, 14, a Declaração de Aptidão ao Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf). A DAP é um documento utilizado como instrumento de identificação do agricultor familiar para acessar políticas públicas governamentais.

A emissão dos documentos será feita por meio da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Pará (Emater), que realizou uma força-tarefa junto às comunidades para garantir que as famílias que sobrevivem da pesca artesanal e da agricultura de subsistência fossem reconhecidas como agricultores familiares. “O trabalho realizado junto às comunidades é, acima de tudo, uma questão de cidadania. Essa é a primeira vez que esses agricultores recebem o reconhecimento de fato e de direito”, disse o técnico da Emater François Jafé, que coordena o projeto, .

Entre as preocupações da Emater está a de oferecer às comunidades orientações para que os agricultores tenham acesso a políticas públicas do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), para que possam comercializar suas produções com o governo e garantir melhoria da renda familiar.

 

Texto:
Iolanda Lopes – Emater

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.