O Governo do Pará pretende realizar ainda em 2021 concursos públicos que, somados, vão ofertar 6.773 vagas. Além dos certames já em andamento na área de segurança, 11 órgãos da administração estadual ainda vão anunciar editais no segundo semestre para 1.229 vagas nas áreas da gestão administrativa e saúde.

Das 6,7 mil vagas previstas em concursos para este ano, mais da metade dessas vagas deve ser preenchida em breve com o andamento dos certames para a Polícia Civil e Polícia Militar, que juntas vão admitir 3.493 novos servidores da segurança pública. As demais seguem um cronograma organizado pela Secretaria de Planejamento e Administração (Seplad).

A titular da Seplad, Hana Ghassan, explica que a prioridade é concluir os processos em curso e que chegaram a ser suspensos por decisão do Supremo Tribunal Federal diante do agravamento da tendência de novos casos e mortes por Covid-19 no mês de março. Na última semana, a Secretaria atualizou o cronograma de aplicação das provas dos concursos da Polícia Militar e Polícia Civil.

O primeiro será retomado em 6 de junho com a fase de provas objetivas para os candidatos do sexo masculino que concorrem ao cargo de praça. Já o segundo terá exames no dia 21 de junho para o cargo de delegado e, em 4 de julho, para os cargos de escrivão, investigador e papiloscopista.

Hana Ghassan afirma que a melhora do cenário da pandemia dá segurança para a continuidade dos processos, além de que as medidas preventivas serão adotadas em todas as fases, conforme as orientações de um manual de condutas para prevenção da Covid-19 para os certames.

O Liberal

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *