Transferência da concessionária deve ser nesta quinta. Dívidas da companhia paraense superam R$ 3,5 bilhões.

Homens da Celpa de Tailândia fazendo concerto na rede. Foto: Portal Tailândia

A transferência do controle acionário da Rede Celpa, a concessionária de energia elétrica do Pará, a uma nova empresa deve acontecer nesta quinta-feira (1º). A Equatorial Energia tem um prazo de 90 dias para concluir a transição e assumir o serviço em todo o estado. O principal desafio será a melhoria no fornecimento de energia elétrica.

O negócio foi autorizado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) e cerca de 61,37% da companhia paraense passam a pertencer a Equatorial Energia, que se torna a maior acionista do empreendimento.

Mais de 1,8 mil residências são atendidas pela Celpa no Pará

A partir deste mês de novembro, a empresa terá de cumprir o Plano de Recuperação judicial da Celpa, que custa cerca de R$ 3,5 bilhões e ainda as metas impostas pelo Plano Anual da empresa.

Entre os compromissos assumidos pela Equatorial estão: a melhoria da infraestrutura do serviço, o término dos apagões no estado, a construção do segundo linhão da Ilha do Marajó e a energização do primeiro, construção de subestações na região do Baixo Amazonas e de Tucuruí e a implantação do programa Luz para Todos.

Entre os paraenses já é grande a ansiedade para a melhoria dos serviços de distribuição de energia elétrica. “Para quem a Celpa foi vendida, não importam muito. O que interessa muito é que melhore a qualidade de energia fornecida e que ela tenha consistência, sem tantas quedas. Porque isso, além de prejudicar a produção, queima os equipamentos”, conta Roberto Lima, gerente de uma fábrica de cosméticos da cidade.

 

g1 pa

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *