Entre os meses de janeiro e abril deste ano, a Polícia Civil do Estado do Pará emitiu 94.703 atestados de antecedentes criminais. O número representa um aumento de 350,96% em relação ao mesmo período de 2011, quando o documento era emitido de forma manual. Desde o dia 10 de outubro do ano passado, a emissão do atestado é feita gratuitamente através do endereço eletrônico da Polícia Civil (www.policiacivil.pa.gov.br).

O atestado de antecedentes criminais é emitido pela Diretoria de Identificação “Enéas Martins” (DIDEM). Somente nos quatro primeiros meses deste ano, a diretoria emitiu, em média, 789 atestados por dia. Ano passado, no mesmo período, a média foi de 175 documentos emitidos diariamente. “Hoje, emitimos cerca de 26 atestados por hora”, declara o diretor da DIDEM, o papiloscopista Ricardo Paula. Ele revela que em pouco mais de 24 horas após o lançamento do serviço, mais de 1,3 mil documentos já haviam sido expedidos via internet. Para ele, o acréscimo se deve às vantagens que o novo sistema oferece.“As vantagens do serviço virtual para as pessoas que necessitam do documento são várias.

A principal delas é o fato de o usuário não precisar mais se deslocar até um posto de identificação para obter o documento exigido por empregadores para ingresso em empregos ou em concursos públicos. “A outra vantagem é o fato de o usuário não precisar mais pagar para adquirir o atestado”, enumera Ricardo Paula. Segundo ele, o próximo passo será instalar um terminal de computador, na sede do Posto de Identificação Central da Polícia Civil, na Avenida Magalhães Barata, bairro de Nazaré, com acesso gratuito à internet para a obtenção do documento.

A emissão da certidão é muito simples, confira:

CLIQUE AQUI E FAÇA VOCÊ MESMO

Aycha Nunes | Agência Pará

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *