O acesso é feito por meio de login e senha da conta gov.br | ( Divulgação )

Você conhece o sistema Registrato, do Banco Central? Ele permite que o usuário saiba de suas dívidas e se alguém usou seu CPF de forma indevida.

O Registrato serve para consultar dívidas com bancos e órgãos públicos, instituições em que o consumidor tem conta aberta, chaves Pix cadastradas, operações de câmbio, entre outras coisas. Ele também é usado para saber se alguém está usando seu CPF para golpes ou se abriu uma conta em seu nome.

Como acessar o registrato?

O acesso é feito por meio de login e senha da conta gov.br, a mesma usada para o acesso a carteira de vacinação, a carteira de trânsito digital e a carteira de trabalho digital. Atenção, a conta precisa ser prata ou ouro para dar acesso ao Registrato.

Como criar a conta?

1. Primeiro passo é acessar o site pelo aplicativo (disponível para Android ou iOS) ou pela internet e clique em “entrar em gov.br“. Digite seu CPF, clique em continuar e, se não tiver uma conta, será redirecionado a uma página para criação da conta.

2. Se você tiver CNH ou biometria facial no TSE, será feito o reconhecimento facial pelo aplicativo gov.br. Em seguida, sua conta já será ouro ou prata.

3. Caso não tenha CNH ou biometria no TSE, você poderá criar sua conta por meio de bancos credenciados.

4. Se esta for a opção escolhida, a conta será prata. Se a conta for criada, incluindo as informações pessoais do consumidor, a conta é bronze.

O que significam as cores da conta?

📲 Participe do Canal do Portal Tailândia no WhatsApp
📲 Acompanhe o Portal Tailândia no Facebook, no Instagram e no X.

– A conta tem três níveis: bronze, prata e ouro. A bronze é a mais básica, que dá acesso a menos funcionalidades, enquanto a ouro garante o acesso a todas elas e tem o maior nível de segurança.

– Se você deseja aumentar o nível da conta, você precisa acessar a conta gov.br, e clicar em “aumentar nível”, que aparece logo na tela de início, e seguir o passo a passo indicado.

O que dá para consultar no Registrato?

– De forma gratuita, o sistema permite consultar informações sobre empréstimos em seu nome, em quais bancos você possui conta, chaves Pix cadastradas, dívidas com órgãos públicos federais, cheques sem fundos e dados de compra ou venda de moeda estrangeira.

– Para pedir relatórios ou informações de outras pessoas (inclusive falecidas) ou de empresas, é preciso comprovar autorização específica. Confira aqui os documentos necessários.

Por: O Liberal

Comentário
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *