A Rede Cultura de Comunicação, em parceria com o Instituto de Artes do Pará (IAP), lança nesta sexta-feira, dia 20, o Culturanimação, I Concurso de Apoio à Produção de Curta-Metragem de Animação

Reprodução

“A Onda – Festa na Pororoca”, “Admirimiriti”, “A Revolta das Mangueiras” e muitos outros. Não é de hoje que a animação ocupa um lugar de destaque no audiovisual paraense. Para estimular esse segmento, a Rede Cultura de Comunicação, em parceria com o Instituto de Artes do Pará (IAP), lança nesta sexta-feira, dia 20, o Culturanimação, I Concurso de Apoio à Produção de Curta-Metragem de Animação para Interprogramas da TV Cultura e Portal Cultura.

O lançamento será às 18h30, no teatrinho do IAP (Praça Justo Chermont, 236, Nazaré). Na ocasião serão exibidos quatro curtas de animação: o pioneiro “A Onda”, de Cássio Tavernard; “Muragens – Crônicas de um Muro”, de Andrei Miralha; “Visagem?”, de Roger Elarrat; e “Voa Japiim, Voa”, de Jhames Sousa.

Indaiá Freire, coordenadora do concurso, explica que, além de incentivar a realização de curtas de animação, o objetivo é fomentar o debate sobre o tema e a teledifusão de obras de audiovisual de animação inéditas de realizadores independentes do Pará. O edital, publicado no Diário Oficial do Estado no último dia 10, está disponível no site do IAP e no Portal Cultura.

Serão selecionados cinco projetos, cada um com três propostas inéditas de curtas, dentro dos seguintes temas: Meio ambiente (água, lixo, preservação da natureza), Cultura de Paz, Tolerância (racial, religiosa, sexual), Memória (patrimônio público ou personalidades da cultura paraense), Amazônia e Infância/Adolescência. Cada animação deverá ter um minuto de duração.

Cada projeto contemplado receberá R$ 18 mil (dezoito mil reais) e os curtas serão lançados durante a XVI Feira Pan-Amazônica do Livro e exibidos na grade de programação da TV Cultura e também no Portal Cultura.

Inscrições

Podem participar autores/realizadores residentes e domiciliados no Pará com no mínimo dois anos de permanência. As inscrições podem ser realizadas até dia 24 de maio, através dos Correios ou pessoalmente, na sede da TV Cultura (Av. Almirante Barroso, 735, Bairro do Marco – CEP: 66093-020), no horário de 9h ao meio-dia e de 14h às 17h.

Oficina

Para os interessados em participar do concurso, será realizada uma oficina, na sede do IAP, de 4 a 6 de maio, com a presença de dois realizadores de renome nacional: Luciana Druzina, coordenadora nacional do Dia Internacional da Animação; e Márcio Moraes, produtor, diretor, animador e professor de animação em duas universidades do Distrito Federal. Durante a oficina será abordada a produção de séries animadas para TV e o mercado nacional e internacional de animação.

Serviço: Lançamento do CulturAnimação – I Concurso de Interprogramas de Animação. Nesta sexta-feira, dia 20, às 18h30, no teatrinho do Instituto de Artes do Pará (IAP – Praça Justo Chermont, 236, ao lado da Basílica). Mais informações: 4005-7746/ 4006-2924 e nos sites http://www.portalcultura.com.br e http://www.iap.pa.gov.br.

Agência Pará

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.