O Sebrae Nacional realizou vários estudos sobre pelo menos 448 ideias de empreendimentos (Foto: ThinkStock)
O Sebrae Nacional realizou vários estudos sobre pelo menos 448 ideias de empreendimentos (Foto: ThinkStock)
O Sebrae Nacional realizou vários estudos sobre pelo menos 448 ideias de empreendimentos (Foto: ThinkStock)

Para ter uma boa ideia de negócio e conseguir o máximo de garantias para o sucesso do empreendimento, antes de tudo, é necessário definir o segmento que se quer investir, além de estar atento ao mercado e suas tendências, pesquisando aquilo que seu público precisa, oferecendo serviços para atendê-los. Para ajudar nesta missão, o Sebrae disponibiliza a seção ‘Ideias de Negócios’ em seu portal, que mostra aos internautas informações para se montar o próprio negócio, com oportunidade de avaliar e escolher entre os mais variados segmentos e orçamentos.

Para disponibilizar essa ferramenta, o Sebrae Nacional realizou vários estudos sobre pelo menos 448 ideias de empreendimentos, dos quais receberam um raio X completo sobre o que o potencial empreendedor necessita saber e detalhes sobre o tipo de negócio. Entre eles, espaço físico ideal, a quantidade de funcionários, os principais equipamentos e o valor do investimento. O canal pode ser acessado através do portal oficial do Sebrae ou pelo aplicativo desenvolvido para celulares, cujo nome é o mesmo.

O objetivo de cada conteúdo disponível é o de esclarecer dúvidas comuns e proporcionar uma visão geral sobre empreendedorismo, mostrando quais variáveis mais afetam um negócio, como é o mercado de cada setor, e as necessidades de seu público-alvo. A ferramenta foi elaborada para potenciais empreendedores, pessoas que ainda não possuem negócio próprio, mas que desejam ou estão procurando informações para abrir seu empreendimento com mais segurança.

Na página principal do ‘Ideias de Negócios’, o internauta possui três opções de acesso: ‘Busque uma Ideia’, ‘Sugestão de Negócio’ e ‘Escolha por Setor’. Na primeira opção, quem já sabe o segmento que quer seguir pode fazer uma pesquisa específica para seu tipo de negócio e aprender mais sobre como determinado setor se posiciona no mercado atual.

Em ‘Sugestão de Negócio’ o potencial empreendedor encontra sugestões de empreendimentos que estão em alta, algumas das propostas são: montar um restaurante natural, abrir uma academia de ginástica ou uma temakeria. Já na opção ‘Escolha por Setor’ é possível selecionar uma área de seu interesse e verificar os possíveis empreendimentos naquele segmento, alguns dos setores disponíveis são: alimentação, beleza, estética, papelaria, turismo, saúde e bem-estar.

De acordo com Débora Brito, analista técnica da Unidade de Gestão Estratégica (UGE) do Sebrae em Alagoas, o Ideias de Negócios é mais uma ferramenta que contribui para o cliente Sebrae .

“Todo conhecimento disponível é valido para auxiliar na hora de definir e planejar seu próprio negócio. O ‘Ideias de Negócios’ é dividido em mais de 20 capítulos, entre eles, informações sobre mercado, legislação específica, localização, pessoal, equipamentos, tecnologia, investimento necessário, capital de giro e custos. A metodologia garante que a elaboração de cada ideia tenha a mesma estrutura, sendo assim, possível comparar entre um tipo de negócio e outro”, explicou Débora.

A analista técnica ressalta, ainda, que quem realmente quer se tornar um empresário é indicado que, além de se informar no canal ‘Ideias de Negócios’, busque mais conhecimento e apoio através do Sebrae em Alagoas para garantir um planejamento mais preciso e eficaz.

 


Via PEGN

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *