Tutorial – Instalação – LibreOffice – Windows | Portal Tailândia

A instalação do LibreOffice no Windows é semelhante à instalação de qualquer outro software naquele sistema operativo, sendo apenas necessárias algumas configurações finais para total suporte em Português (Portugal).

Pré-requisitos de software e de hardware

  • Microsoft Windows 2000 (Service Pack 4 ou superior), XP, Vista, ou Windows 7;
  • Pentium PC (Pentium III, Athlon ou sistemas mais recentes são recomendados);
  • 256 Mb RAM (512 Mb RAM recomendado);
  • Pelo menos 1.5 Gb de espaço em disco disponível;
  • Monitor com resolução de 1024×768 (resoluções maiores são recomendadas), com pelo menos 256 cores.

 

Os ficheiros de instalação podem ser descarregados no web site oficial da aplicação em LibreOffice.org, ou em português pt-br.libreoffice.org. A diferença destas duas ligações está somente ligada à língua do web site, os ficheiros descarregados são exatamente os mesmos.

Atualmente existem duas versões disponíveis:

  • LibreOffice 3.3.3 Final – Versão estável e recomendada (2011-06-16);
  • LibreOffice 3.4.0 Final – Futura versão estável (2011-06-03).

A versão 3.4.0 Final é a versão destinada aqueles que pretendem experimentar as novas funções da aplicação a ser lançada num futuro próximo, mas não é aconselhada para ambientes profissionais ou utilizadores menos experientes.
Assim, vamos debruçar-nos sobre a instalação da versão estável mais recente, a versão 3.3.3. Final.

Descarregar o LibreOffice
Clique aqui para descarregar os ficheiros de instalação a partir do web site oficial do LibreOffice, correspondentes ao sistema operativo e língua pretendidos.

O ficheiro LibO_3.3.3_Win_x86_install_multi.exe é um ficheiro compactado que contém todos os ficheiros necessários à instalação da aplicação completa. O ficheiro LibO_3.3.3_Win_x86_helppack_pt.exe é um ficheiro de instalação anexa que contém a documentação de ajuda em português e que poderá ser instalado posteriormente se achar necessário.

Após o download dos ficheiros faça duplo clique sobre o ficheiro  LibO_3.3.3_Win_x86_install_multi.exe para iniciar o processo de instalação.

Nota: Caso possua o OpenOffice instalado no seu computador é recomendável que efetue a sua desinstalação previamente à instalação do LibreOffice.

Instalar o LibreOffice
Passo 1 – Inicialmente surge uma primeira janela de agradecimento pela escolha do LibreOffice e após um clique no botão Seguinte é iniciado o processo de descompactação dos vários ficheiros necessários à instalação da aplicação.

Passo 2 – Na seguinte janela deve indicar qual a pasta onde pretende que sejam guardados os ficheiros de instalação. Esta opção não é muito importante para a instalação, o processo de instalação é iniciado automaticamente, mas posteriormente poderá querer eliminar estes ficheiros por uma questão de
aproveitamento de espaço em disco.
Faça clique no botão Desempacotar e de seguida verificará o processo de descompactação dos ficheiros.

Passo 3 – O processo de instalação será iniciado automaticamente e indicado através da janela de “Boas-vindas” ao LibreOffice. Para avançar faça clique no botão Seguinte.

Passo 4 – Seguidamente é solicitado que indique o “nome de utilizador” e “nome organização” pretendidos, bem como se pretende que esta aplicação seja utilizada por todos os utilizadores do seu computador. Para avançar faça clique no botão Seguinte.

Passo 5 – Na janela seguinte escolha a instalação Típica se pretender aceitar as definições por defeito (recomendado) ou uma instalação Personalizada onde poderá escolher as aplicações a instalar e os idiomas e dicionários pretendidos. Para avançar faça clique no botão Seguinte.

Passo 6 – Se escolheu a instalação Personalizada poderá optar por instalar os dicionários (corretores ortográficos) que provavelmente irá mais utilizar (ex: português, inglês, francês, etc). Para isso clique na opção Componentes opcionais → Dicionários. Os dicionários assinalados com um X vermelho não serão instalados, para instalar clique sobre o idioma e selecione a opção Esta função será instalada na unidade de disco rígido local.

Caso não pretenda instalar qualquer outro idioma para além do Português (Portugal) escolha a opção Esta função não estará disponível para cada um dos idiomas previamente definidos para instalação.
A escolha dos idiomas (idiomas dos menus, ferramentas, etc) a instalar pode ser feita da mesma forma descrita para os dicionários na opção Pacotes de idioma adicionais. Para avançar faça clique no botão Seguinte.

À data de edição deste artigo o dicionário de Português (Portugal) ainda não está disponível no ficheiro de instalação, veremos mais adiante como adicionar este dicionário ao LibreOffice.

Passo 7 – Seguidamente pode escolher o LibreOffice como a aplicação predefinida para abrir os tipos de ficheiros Microsoft Office. Para avançar faça clique no botão Seguinte.

Passo 8 – Na última janela do processo de instalação pode aceitar a inclusão automática de um atalho no ambiente de trabalho para o LibreOffice e faça clique no botão Instalar para instalar a aplicação.

Definir o idioma do LibreOffice
Após a conclusão do processo de instalação e antes de começar a utilizar o LibreOffice deve verificar se o idioma da aplicação está configurado para o idioma Português (Portugal).
Faça clique no atalho para o LibreOffice no ambiente de trabalho, ou no menu Iniciar, e escolha a aplicação Documento de Texto (Texto ou Writer) do menu inicial do LibreOffice.

O mais provável é que a aplicação esteja predefinida para o idioma Português (Brasil), isso é facilmente detetável através do primeiro menu da Barra de Menus, em Português (Portugal) tem a denominação Ficheiro e em Português (Brasil) é denominado de Arquivo. Para alterar o idioma da aplicação escolha o menu Ferramentas → Opções  → Configurações de idiomas → Idiomas e substitua as opções Português (Brasil) para Português (Portugal), onde for aplicável.
Deve reiniciar a aplicação para que as alterações sejam aplicadas.

Após a definição do idioma da aplicação é necessário instalar o dicionário (corretor ortográfico) em Português (Portugal) que não vem previamente instalado. Para isso recorremos às Extensões que ampliam as funcionalidades do LibreOffice através de contribuições de programadores externos ao projeto.
Pessoalmente utilizo um dicionário baseado no projeto Projeto Natura convertido em extensão para o LibreOffice e pode ser descarregado através deste link, opte pela versão com (oo3x-pt-PT.oxt) ou sem (oo3x-pt-PT-preao.oxt) acordo ortográfico e descarregue o ficheiro para o seu computador.

Depois de descarregar o respetivo ficheiro volte ao LibreOffice e faça clique no menu Ferramentas → Gestor de extensões…

Na janela do Gestor de extensões faça clique no botão Adicionar e procure no seu computador o ficheiro previamente descarregado.

Faça clique no botão Abrir, de seguida leia na totalidade e aceite o contrato de licença de utilização do software (faça clique no botão Deslocar para baixo até atingir o fim do texto) e de seguida faça clique no botão Aceitar. A extensão será instalada. Faça clique no botão Fechar para sair do Gestor de extensões, e reinicie a aplicação para que o dicionário seja aplicado ao LibreOffice.

Agora é chegada a altura de experimentar o seu novo software e avaliar as potencialidades de mais um projeto desenvolvido em código aberto.

 

LibreOffice | Portal Tailândia.com.br | Sua cidade a um clique! | Tailândia-Pa

 

bitarena

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.