Hoje, 30. Objetivo é expor o desenvolvimento a partir das atividades minerais.
Fotografias, amostras de minérios e dados serão expostos no espaço.

Um espaço para mostrar à sociedade o desenvolvimento a partir das atividades de mineração no Pará será inaugurado nesta quinta-feira (30), em Belém. O projeto, chamado de Casa da Mineração, é uma parceria entre Sindicato das Indústrias Minerais do Estado do Pará (Simineral) e Instituto Brasileiro de Mineração (Ibram). Dados e fotografias de minérios ficarão em exposição para o público. Além disso, o espaço promoverá exposições bimestrais e amostras de minérios, como ferro, cobre, níquel, entre outros.

Segundo o presidente do Simineral, José Fernando Gomes Júnior, o maior objetivo do sindicato é instituir a cultura mineral na sociedade paraense, especialmente nos estudantes. Para ampliar o conhecimento de instituições de ensino sobre mineração, o Simineral fechou parceria com a Seduc para que as escolas públicas agendem visitas ao espaço. Para Gomes Júnior, a oferta de informações de qualidade representa um passo importante, pois permite superar incompreensões históricas e esclarecer aspectos e contribuições positivas do setor.

O presidente do sindicato explica também que o espaço de visitação também vai ser palco de articulações com autoridades e técnicos, além de servir de espaço para tomadas de decisão, decisão de programas, projetos, políticas e ações relacionadas à atividade. Para o presidente o Instituto Brasileiro de Mineração, José Fernando Coura, o Pará representa a Amazônia e o Norte do Brasil diante do mercado da mineração brasileira.

No evento, estarão presentes as diretorias do Simineral, Ibram, Sindiextra (Sindicato da Indústria Mineral do Estado de Minas Gerais) e Sinferbase (Sindicato Nacional da Indústria de Extração do Ferro e Metais Básicos), além das Frentes Parlamentares de Mineração do Pará e de Minas Gerais e grandes mineradoras. O presidente da OAB/PA, Jarbas Vasconcelos, aproveitará a ocasião para aderir ao movimento e anunciar a criação da Comissão de Acompanhamento dos Royalties da Mineração.

Informações
Dados do anuário mineral de 2012, organizado pelo Sindicato, mostram que, dos US$ 18,3 bilhões em exportações totais do Estado do Pará em 2011, as Indústrias de Mineração e Transformação Mineral responderam por 91% do valor. Juntas, exportaram US$ 16,8 bilhões, fazendo do setor mineral o grande vetor de crescimento do comércio exterior paraense.

Serviço:
A Casa da Mineração funcionará na avenida Rui Barbosa, n° 1536, entre as avenidas Brás de Aguiar e Gentil Bittencourt, no bairro de Nazaré. As visitas serão previamente agendadas e gratuitas.

 

 

g1 pará

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *