Atualmente os recursos usados na Caravana são do Estado. Portaria que garantirá esse benefício será assinada na manhã desta quinta-feira, 28, em Santarém.

Os atendimentos da Caravana Pro Paz em Santarém, iniciaram na manhã desta quarta-feira (27) e seguem até o próximo dia 30.
Os atendimentos da Caravana Pro Paz em Santarém, iniciaram na manhã desta quarta-feira (27) e seguem até o próximo dia 30.

Reconhecida pelo Governo Federal como um exemplo a ser seguido pelo resto do país, a Caravana Pro Paz receberá cofinanciamento do Ministério da Saúde, no valor de R$ 1,5 milhão por mês. A portaria que garantirá esse benefício será assinada na manhã desta quinta-feira, 28, no município de Santarém, durante uma solenidade que contará com a presença do governador Simão Jatene e do ministro da Saúde, Alexandre Padilha.

“Hoje a Caravana é financiada toda com recursos próprios do Estado e, a partir desta portaria, receberá um reforço fundamental para o desenvolvimento do nosso projeto. Sem dúvida esta iniciativa do Ministério é um justo reconhecimento de todo o trabalho desenvolvido pelo Pro Paz e pela Sespa”, explica Cláudia Vinagre, gerente da Caravana do Pro Paz Cidadania.

Dados da coordenação do Pro Paz mostram que somente nesta segunda etapa da Caravana, que desde o dia 14 de outubro já percorreu 23 municípios paraenses, mais de 39 mil pessoas foram atendidas e 60 mil consultas realizadas. Os números mostram ainda que foram feitos neste período 24 mil testes rápidos, 7.200 procedimentos ambulatoriais, 3.400 exames preventivos de colo de útero, 1.500 exames de próstata, 21.500 receitas atendidas e 740 cadeiras de rodas entregues. A ação itinerante prossegue até o dia 22 de dezembro.

Na área da cidadania, os resultados também são expressivos. Até o momento, foram emitidas 15 mil carteiras de identidade, 13 mil CPFs, 11 mil certidões de nascimento, 8.300 carteiras de trabalho e mais de quatro mil atendimentos jurídicos. Os números serão maiores ao final da Caravana, que ainda vai percorrer os municípios de Curuá, Oriximiná, Faro, Juruti e Óbidos.

Em Santarém os serviços iniciaram na manhã desta quarta-feira e seguem até o próximo dia 30. Já está ancorado no trapiche da cidade o ferry boat do projeto, com atendimento em diversas especialidades: Clínica Médica, Ginecologia, Pediatria, Cardiologia, Urologia, Dermatologia, Neurologia e Reumatologia. As carretas da Caravana Oftalmológica já estão estacionadas na orla de Santarém, para a realização de cirurgias de catarata e consultas.

Moradores de Santarém e municípios próximos também contarão com os serviços de cidadania, entre os quais a emissão de documentos, que serão realizados na Estação Cidadania, localizada na Avenida Rui Barbosa, nº 62.

Novos investimentos em saúde

Nesta quinta-feira, outras duas portarias serão assinadas em Santarém. Uma que implementará, no Pará, o Programa Olhar Brasil, que se propõe a atuar na identificação e na correção de problemas de visão dos educandos de escolas vinculadas ao Programa Saúde na Escola (PSE) e dos alfabetizandos cadastrados no Programa Brasil Alfabetizado (PBA), gerido pelo Ministério da Educação.

O projeto objetiva reduzir a evasão escolar e as dificuldades de aprendizagem causadas por doenças que afetam a visão. “Os alunos terão acesso a consultas, óculos e, se houver necessidade, farão as cirurgias de catarata. Por este motivo, o Olhar Brasil no Pará funcionará em parceria com a Caravana Oftalmológica, que já vem sendo realizada pelo governo do Estado”, ressalta Cláudia. As primeiras consultas do Olhar Brasil no estado acontecerão em Santarém, onde as carretas do Pro Paz Oftalmológico já estão estacionadas.

Durante a solenidade será assinada também uma portaria voltada para procedimentos de alta complexidade. Será uma pactuação do governo federal com o governo estadual para o financiamento de mais máquinas de hemodiálise para o Estado. O valor deste financiamento será R$ 145 mil por mês.

A Caravana Pro Paz esteve parcialmente em Tailândia fazendo serviços de emissão de documentos dos dias 18 a 20 de novembro. Confira abaixo o número de atendimentos da Caravana Pro Paz Cidadania em Tailândia.

numero-de-atendimento-em-tailandia-propaz-2013

[divide style=”2″]

Para acompanhar mais notícias de Tailândia, Curta o Portal Tailândia no Facebook facebook.com/portaltailandia.com.br. Siga também o Portal Tailândia no Twitter e por RSS.

Agência Pará

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.