CAR 3~1
Cerca de cento e cinquenta produtores rurais e autoridades reunidas em torno de um propósito: tornar Tailândia uma boa referência

CONTEXTUALIZAÇÃO

Entre 2007 e 2008, o Governo Federal lançou uma série de medidas que foram decisivas no combate ao desmatamento na Amazônia. Um novo modelo de desenvolvimento foi criado, o combate ao desmatamento passou a ser tarefa municipal. Uma das ações adotadas como penalidade pelo desmatamento ilegal foi a restrição do crédito a produtores considerados responsáveis pelo desmatamento.

Ainda foi disponibilizado à sociedade uma lista dos infratores e a dos municípios críticos do desmatamento. As ações de fiscalização focaram mais fortemente nos municípios onde a situação do desmatamento era mais crítica que somava até 2010 um total 43 municípios.

Eles sofreram maiores restrições para acessar crédito e seus produtores e empresas tiveram sua imagem comercial manchada.
A soma desses fatos levou vários municípios a buscarem um novo modelo de desenvolvimento pautado no respeito ao meio ambiente. Recuperando áreas degradadas, reduzindo o desmatamento tornando possível a regularização ambiental das propriedades, e com isso, agregando alto valor aos produtos.

No Brasil, apenas duas cidades são consideradas municípios verdes, Lucas do Rio Verde, no Mato Grosso em 2006 e Paragominas, no Pará em 2008. Esses foram os primeiros municípios a implantarem com sucesso o projeto “Municípios Verdes”. Esta iniciativa rendeu ao município de Paragominas o título de primeira cidade a sair da lista dos municípios críticos onde ocorre a maior parte do desmatamento na Amazônia, tornando-se um exemplo para outros municípios da região.

celular_car-tailandia (24)~1
Prefeito Ney da Saúde em entrevista à TV Tailândia (Foto: Josenaldo Jr / Portal Tailândia)

A mobilização para o Cadastro Ambiental Rural – CAR

O evento que estava previsto para acontecer no Sindimata (ver AQUI), precisou ser transferido para o Texas Rodeio. A mudança de local não refletiu negativamente no andamento da programação, que reuniu cerca de cento e cinquenta produtores e apresentou condições para que as comunidades se tornem propriedades regularizadas.

O pesquisador do Imazon, Paulo Amaral, acredita em parcerias para que a cidade alcance o tão almejado titulo de município verde e que isto está bem próximo de acontecer. Paulo acrescenta que o titulo seria um grande presente de aniversário para o município que completa 25 anos em maio.

celular_car-tailandia (25)~1
O pesquisador do Imazon, Paulo Amaral foi um dos palestrantes sobre a importância do CAR (Foto: Josenaldo Jr / Portal Tailândia)

Com satisfação, o secretário Municipal de Meio Ambiente, Leonardo Biancardi, fala do sucesso do evento que reuniu produtores, empresas e parceiros do município de Tailândia.

 

Para acompanhar mais notícias de Tailândia, Curta o Portal Tailândia no Facebook facebook.com/portaltailandia.com.brSiga também o Portal Tailândia no Twitter e por RSS.

Com informações: Deivison Barros – Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Tailândia

Comentários
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *