Prefeitura quer vacinar pelo menos 90% das meninas. Vacina é ministrada em três doses.

vacinacao-hpv-escolas-publicas-tailandia-pa

A Secretaria de Saúde de Tailândia, nordeste do Pará, montou um esquema de vacinação contra o vírus HPV nas escolas públicas da região. A meta inicial é alcançar pelo menos 90% do município que tem idade entre 11 e 13 anos.

As escolas de maior porte do município estão recebendo os profissionais da saúde, na segunda-feira eles estiveram na escola Gabriel Lage da Silva, na terça na Guaraci Mendes, na quarta no José Manoel de Araújo e hoje na escola Socorro Ricarte Lopes. Amanhã a vacinação acontecerá acontecer na escola Santa Clara.

De acordo com especialistas, o HPV é transmitido, geralmente, durante as relações sexuais e a vacina é uma forma de prevenção contra o vírus, um dos principais causadores do câncer de colo do útero.

A vacina está disponível em todas as unidades básicas de saúde de Tailândia. Além disso, esse esquema que foi montado nas escolas públicas deve facilitar o trabalho de vacinação, garantindo maior comodidade às adolescentes e mais eficiência nos trabalhos da Secretaria de Saúde. O desafio e a meta é imunizar todas as meninas. É entregue um cartão especial para as doses das vacinas e depois de seis meses recebem a segunda dose que é oferecida nas unidades de saúde do município, após cinco anos é disponibilizada a terceira dose.

Desmistificação
O fato de estarem tomando a vacina nessa faixa etária não significa que elas vão necessariamente começar a vida sexual. Isso é para que futuramente elas não corram risco de contrair o vírus e vir ater câncer no colo do útero.
Vacinação continua
Amanhã é o último dia de vacinação nas escolas que começa a partir das 8hs da manhã e dura o dia inteiro, mas os trabalhos de vacinação contra a HPV continuam nas unidades básicas de saúde durante o ano inteiro.
[divide style=”2″]
Para acompanhar mais notícias de Tailândia, Curta o  Portal Tailândia no Facebook facebook.com/portaltailandia.com.br. Siga também o Portal Tailândia no Twitter e por RSS.
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.