Vinícius Schmidt/Metrópoles Goiânia

O contingente de pessoas ocupadas, ou seja, trabalhadores com emprego, chegou a 98,3 milhões. É recorde desde o início da série histórica iniciada em 2012.

Esse resultado significa alta de 3,1%, com mais 3 milhões de pessoas no mercado de trabalho, em relação ao primeiro trimestre. E de 9,9% (mais 8,9 milhões) ante o mesmo período de 2021.

O nível da ocupação (percentual de pessoas ocupadas na população em idade de trabalhar), estimado em 56,8%, foi o mais alto para um trimestre encerrado em junho desde 2015 (57,4%), subindo 1,6 pontos percentuais. no trimestre e 4,7 pontos percentuais. no ano.

O panorama foi divulgado na manhã desta sexta-feira (29/7) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

A taxa de desemprego no Brasil recuou para 9,3%, uma queda de 1,8 ponto percentual em relação ao primeiro trimestre deste ano.

Este é o menor índice para o segundo semestre desde 2015 (8,4%), época em que a economia vivia uma recessão.

Neste período, o rendimento real habitual, que é a renda média do trabalhador, caiu 5,1% neste ano. Atualmente, o valor está R$ 2.652, estável em relação ao primeiro trimestre.

A massa de rendimento real habitual, que alcançou R$ 255,7 bilhões, cresceu 4,4% frente ao trimestre anterior e 4,8% na comparação anual.

Conjuntura

Os números de empregados sem carteira assinada no setor privado e de brasileiros que trabalham por conta própria aumentaram no Brasil. Os dados bateram recorde no segundo trimestre deste ano.

São 13 milhões de empregados sem carteira assinada no setor privado, o maior da série histórica, iniciada em 2012. O número de brasileiros que trabalham por conta própria (25,7 milhões de pessoas) também foi o maior para um trimestre desde o início da série histórica, em 2012.

📲 Participe do Canal do Portal Tailândia no WhatsApp
📲 Acompanhe o Portal Tailândia no Facebook, no Instagram e no X.

Informalidade estagnada

A taxa de informalidade foi de 40% da população ocupada, contra 40,1% no trimestre anterior, e 40% no mesmo trimestre de 2021.

O número de trabalhadores informais chegou a 39,3 milhões, recorde da série histórica do indicador, iniciada em 2015.

Por: Metrópoles

Comentário
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *