Dois passageiros e o piloto da aeronave morreram carbonizados. Outras três pessoas foram socorridas em estado grave.

aviao-explode-aeroporto-manaus

Avião explode ao tentar decolar no Aeroporto de Manaus (Foto: Evandro Freitas)

Um avião de pequeno porte explodiu na manhã desta terça-feira (16) no Terminal II do Aeroporto Internacional Eduardo Gomes, zona Oeste de Manaus. Das seis pessoas a bordo na aeronave, três morreram carbonizadas, incluindo o piloto. Outros três passageiros foram encaminhadas ao Hospital 28 de agosto. De acordo com a Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero), o avião de prefixo PR-OKK decolava de Manaus rumo a Apuí (a 453 km de distância de Manaus).

De acordo com o advogado da empresa Apuí Táxi Aéreo, Álvaro Sampaio, a aeronave pertencia a Construtura e Transportadora Pioneira. “O avião colidiu com o solo dentro da área do aeroporto. A transportadora possuía apenas essa aeronave e a manutenção estava em dia. Deve ter acontecido um comprometimento da tração no momento da pós descolagem”, disse.

O empresário Evandro Freitas estava no aeroporto no momento da explosão. Ele pensou que se tratava de uma simulação de emergência. “Ouvi primeiro um estrondo, logo após uma explosão e a fumaça. De início parecia um treinamento como já foi realizado anteriormente. Porém, em menos de quatro minutos chegaram algumas ambulâncias e levaram as pessoas feriadas para o hospital”, afirmou.

Histórico de acidentes

Somente em 2013, Manaus já registrou dois acidentes aéreos. O primeiro aconteceu em 24 de janeiro quando o bimotor EMB-810 Seneca da empresa Tio Táxi Aéreo perdeu o controle e caiu na Rua Barão de Indaiá, zona Centro-Sul de Manaus. Quatro pessoas que estavam a bordo ficaram feridas. Já em março uma pessoa ficou ferida após a queda de um monomotor prefixo N209-B. O acidente aconteceu na Estrada do Tarumã, zona Oeste da capital.

Frota de aviões

Nos últimos três anos, a frota amazonense de aviões aumentou de 199, em 2010, para 259, em 2012. Com a aumento da frota e de pilotos habilitados, houve ainda o crescimento no número de acidentes. A Anac registra média de seis ocorrências com pessoas feridas a cada ano no Amazonas.

[divide style=”2″]

Para acompanhar mais notícias de Tailândia, Curta o Portal Tailândia no Facebook: facebook.com/portaltailandia.com.brSiga também o Portal Tailândia no Twitter e por RSS.

Com informações: Portal Amazônia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.