A intenção é identificar o perfil dos agricultores para fazer a seleção dos que poderão ser beneficiados no Projeto de Sistemas Agroflorestais – Prosaf.

acará-pa_portal-tailandia

Vista aérea de Acará (Foto: acara.pa.gov.br)

O Instituto de Desenvolvimento do Estado do Pará (Ideflor) está finalizando o cadastro dos agricultores familiares do Projeto de Assentamento Benedito Alves, no município de Acará. A intenção é identificar o perfil dos agricultores para fazer a seleção dos que poderão ser beneficiados no Projeto de Sistemas Agroflorestais – Prosaf. A atividade é desenvolvida com o apoio do Instituto Federal de Ciência e Tecnologia (IFPA). A etapa de conclusão desse trabalho de cadastramento começou hoje 14, e prossegue até o dia 17.

Desenvolvido pelo Ideflor, o Prosaf tem como objetivo promover o reflorestamento de áreas alteradas, utilizando como estratégia de ação, a implantação de Sistemas Agroflorestais – SAF’s comerciais, visando garantir ao agricultor a segurança alimentar e a geração de renda, aliadas à recuperação do passivo ambiental.

Os agricultores do PA Benedito Alves Bandeira começaram a ser cadastrados no mês de abril e, agora, os técnicos do Ideflor voltam para encerrar o processo. A partir da atividade de aplicação do cadastro do produtor e visita técnica aos lotes rurais dos envolvidos será possível selecionar os agricultores que participarão do Prosaf. “A aplicação do cadastro  e as visitas estão inseridos na dinâmica do planejamento participativo, comumente utilizada para subsidiar a construção do diagnóstico situacional do assentamento”, explica Hanoica Cáceres, coordenadora técnica do Ideflor do Prosaf, no Acará.

O Prosaf vai beneficiar 30 agricultores familiares, sendo que cada propriedade terá um hectare recuperado. “Portanto, neste primeiro ano de desenvolvimento da proposta, serão recuperados 30 hectares de áreas alteradas no PA Bendito Alves, que se destaca como um importante produtor de farinha de mandioca do município. Os envolvidos fizeram a indicação das áreas passíveis de utilização para implantação dos Sistemas Agroflorestais – SAF’s”, destaca Cáceres.

[divide style=”2″]

Para acompanhar mais notícias de Tailândia e Região, Curta o Portal Tailândia no Facebook: facebook.com/portaltailandia.com.brSiga também o Portal Tailândia no Twitter e por RSS.

Amanda Cardoso – Ideflor | via Agência Pará

Instituto de Desenvolvimento Florestal do Pará
Rua Boaventura da Silva, 1591. Bairro: Umarizal CEP: 66060-060
Fone: (91) 3236-1245 / 3236-1608 / 3236-1203
Site: www.ideflor.pa.gov.br Email: eliane.doliveira.@ideflor.pa.gov.br
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *